terça-feira, 5 de outubro de 2010

O PMDB, na moita, aguarda alguns lances para se decidir

Qual o destino do PMDB no segundo turno?
No momento, as lideranças do partido ainda estão na moita.
Ainda se mostram cautelosas.
Mas alguns peemedebistas já se decidiram.
Líder do partido na Assembleia e deputado reeleito com 29,8 mil votos, Parsifal Pontes não faz rodeios: “Minha posição pessoal relativa a esse assunto continua inalterada. E vou defendê-la na reunião do partido: sou contrário a qualquer acordo com a Ana Júlia para o segundo turno”, disse o parlamentar ao blog.
Mais votada do PMDB, com 209,6 mil votos, a deputada Elcione Barbalho disse ao blog, ontem, que um dia depois da eleição ainda não havia parado para avaliar sobre a posição política que considera mais adequada. Mas adiantou que o partido vai se reunir em ocasião oportuna e deliberar homogeneamente se é mais conveniente apoiar Jatene, Ana Júlia ou adotar outra posição.
E o deputado José Priante, quarto deputado federal mais votado?
“O meu coração já tem lado”, disse Priante ao poster, enigmaticamente, sem dizer para qual lado seu coração está pendendo.
Priante, vocês sabem, parece não ter superado até agora a decepção que enfrentou em 2008, quando disputou o segundo turno da eleição para prefeito de Belém com Duciomar Costa (PTB) e não teve o apoio esperado da governadora Ana Júlia.
“Na eleição em que a Ana Júlia disputou o governo do Estado, em 2006, enquanto eu lutava para que ela ganhasse, o prefeito Duciomar Costa lutava para que ela perdesse. Entendeu?”, disse Priante numa entrevista exclusiva ao blog, no final de outubro de 2008, ao externar a sua contrariedade com a posição, alegadamente de “neutralidade”, adotada pela governadora naquele pleito.
O deputado federal eleito considera, no entanto, que será mais conveniente esperar por uma decisão do Supremo referente à Lei da Ficha Limpa. Esse julgamento, que Priante espera ocorra o mais rapidamente possível, é que deverá balizar de forma definitiva o posicionamento do PMDB em relação ao segundo turno no Pará.

5 comentários:

Anônimo disse...

A resposta é fácil. O que é melhor para o Jader, que comanda o PMDB? Negociar algumas Secretarias Estaduais com o Jatene ou o comando de Eletronorte, FUNASA, Ministérios, DNIT, etc, etc. com a Dilma?

Anônimo disse...

meu amigo,o povo que vota no PMDB não acompanhará o Jader nessa empreitada com o PT,em sua grande maioria,entre os quais vários deputados já eleitos.A prova cabal disso foi a votação do Juvenil,parca em relação a votação
total dos deputados do PMDB e a própria votação do Jader.Conclui-se matematicamente que mais da metade dos votos dos pmdebistas foram para o Jatene.Ou seja,espontaneamente já amarelaram
e se manterão amarelos mesmo que no"papel" oficial Jader,devido à chantagem do Planalto seja forçado a declarar apoio à Ana.Reflitam com
neuronios limpos da paixão e chequem.

Anônimo disse...

O PMDB não é vice na chapa da Dilma? Eu não entendo a razão de ser dos partidos políticos. No frigir dos ovos cada um faz o que quer e apoia quem achar melhor.
Essas "leis" são maravilhosas.

Anônimo disse...

Sei não, acho q até para Dilma apoiar Ana Júlia é arriscado.

A rejeição de AJ é tão grande, que arrisco a dizer que apoiá-la pode ser prejudicial à saúde política de qualquer um. Paulo Rocha que o diga...

Paulo sempre circulou bem em todas as esferas. Dizer que foi culpa do mensalão, não procede, pois foi eleito D. Federal depois do referido escândalo. Agora... com $$$ saindo pelo ladrão (sem trocadilhos, por favor), ele (o PR) não conseguir emplacar o senado, tem haver sim com as companhias.

Anônimo disse...

E ele é besta pra acreditar em promessa de Ana? Quanto aos órgãos
federais,meus amigos,o Temer junto com todo o PMDB é que podem viabilizar a Dilma no 2º turno,que não está fácil,logo esses órgãos federais,independentemente de Ana serão rateados também para o PMDB pará.A preocupação primordial de Lula agora é a Dilma,cumpade,sacou?