terça-feira, 31 de março de 2009

Ana Júlia longe dos jornalistas. Então, viva o jornalismo!

Coleguinhas de Santarém estão porraqui com Sua Excelência a governadora Ana Júlia.
Que o diga o Jeso.
No seu blog, diz o Jeso, numa postagem a que deu o título de Comportamento Carepa:

Desrespeitoso, arrogante e inconcebível o tratamento dispensado à Imprensa santarena pela governadora Ana Júlia Carepa na sua mais recente passagem pela cidade.
Nem o príncipe Charles, com todo o aparato paranóico de segurança em torno dele, teve comportamento tão lamentável. Ana Júlia deu as costas aos jornalistas santarenos.
No próximo ano, eleições à vista, a nº 1 do Pará com certeza dará um outro rumo nesta relação. Quem viver, verá.


É uma pena que Sua Excelência tenha decepcionado os coleguinhas de Santarém.
É uma pena.
E a governadora não pode reclamar da forcinha que lhe foi dada aqui, quando se proclamou que ela é gente boa, muito embora não tenha o Cartão Yamada.
O problema, Jeso, é que Sua Excelência tem fugido de jornalistas com o mesmo ímpeto com que seu governo, o dos kits escolares, tem fugido de licitações.
E aí?
E aí que Sua Excelência, ao fugir de jornalistas, incorre em conduta que, ao mesmo tempo, é edificante e desoladora.
É desoladora para ela mesma, que demonstra não dispor de meios, não dispor de argumentos, de elementos irretorquíveis para encarar contraditórios públicos. E se ela, que é a primeira mandatária do Estado, age assim, ninguém mais além dela, em seu governo, terá meios para oferecer a transparência que todos cobramos.
Mas a conduta de Ana Júlia, ao virar as costas a jornalistas, é ao mesmo tempo edificante para os jornalistas.
Claro que é.
Se Ana Júlia corre deles, é porque sabe que eles a incomodarão.
Se corre deles, é porque sabe que sempre terão perguntas – boas perguntas - a fazer. E não são perguntas sobre a grife de seus terninhos.
Se corre deles, é porque sabe que terá pela frente quem a confrontará com fatos.
Se corre deles, é porque sabe que jornalistas não se bastam de releases e de versões oficiais para que formem juízos próprios sobre o poder – em todas as suas aparências e falta de transparência.
Se corre deles, é porque o jornalismo está em franca oposição a governo, em aberto contraste ao governo. E não é a oposição pela oposição. É a oposição que se põe a favor da sociedade, no esforço cotidiano de não se deixar iludir por inalcançáveis interesses que orientam governos – qualquer governo, vale dizer.
Se a governadora Ana Júlia foge de jornalistas, é porque o jornalismo está vivo.
Viva o jornalismo!

3 comentários:

Anônimo disse...

Esse é um governo "peliculado".
Película transparência...zero!
Mudança...zero!
Terra de direitos...zero!
Da saúde...zero!
Da segurança...zero!
Resultado: reprovado, cumpanherus!

Paulo Roberto Ferreira disse...

Caro Paulo Bemerguy
Mandei esta mensagem (texto abaixo) ao Jeso a respeito da passagem da governadora Ana Júlia Carepa, em Santarém, no dia 27 de março. Eu assessorei a governadora na entrevista coletiva concedida na própria escola onde ela fez a entrega simbólica de kits escolares.
Abraços
Paulo Roberto Ferreira - assessor de imprensa - Secom
Prezado Jeso
Não é verdade que a governadora Ana Júlia fugiu da imprensa em Santarém. Ela deu uma coletiva, pela manhã, na Escola Madre Imaculada, onde estavam presentes vários jornalistas, inclusive uma repórter do jornal O Estado do Tapajós, dirigido pelo jornalista Miguel Oliveira. Ela respondeu a todas as perguntas, inclusive sobre kit escolar. Uma repórter da TV Amazônia, afiliada da RTV, pediu uma entrevista quando a governadora almoçava no Iate Clube, justificando que ela (a repórter e sua equipe) precisou se ausentar da escola por ocasião da coletiva. Foi atendida e a governadora respondeu novamente a todas as perguntas.
Atenciosamente
Paulo Roberto Ferreira, assessor de Imprensa - Secom.

Poster disse...

Caro Paulo,
Obrigado pelos esclarecimentos.
Foi destacar na ribalta, na madrugada de amanhã.
Forte abraço.