quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Tensão e repulsa antecedem inauguração do Belém Porto Futuro. Governo do estado está alerta para protestos de bolsonaristas.

Um parque: essa é a parte mais visível do Projeto Belém Porto Futuro. Inauguração está
marcada para esta quinta (13), com a presença de Bolsonaro, que não é citado uma vez sequer no
texto do governo do estado sobre o evento (Foto Agência Pará)

Pessoas muito próximas ao núcleo de poder do governo Helder Barbalho vivem um misto de tensão e repulsa, horas antes da anunciada chegada a Belém do presidente Jair Bolsonaro, que comandará amanhã a solenidade de inauguração do Projeto Porto Futuro.

O empreendimento, um local de lazer situado na orla de Belém, foi idealizado pelo governador Helder Barbalho quando ainda era ministro da Integração Nacional. As verbas, portanto, são federais. Bolsonaro, segundo se informa, aproveitará a solenidade para transferir a gestão da área ao governo do estado. E aí é que moram as armadilhas.

Segmentos do governo do estado não descartam a possibilidade de que os bolsonaristas acorram às centenas ao local da cerimônia para constranger Helder. Eis o motivo da tensão. E também há pessoas próximas ao governador que se mostram convictas de que Bolsonaro vem inaugurar o empreendimento num momento inoportuno, inclusive porque as obras concluídas alcançam, no máximo, um terço do previsto no projeto. Eis o motivo da repulsa.

A investida dos bolsonaristas para constranger Helder, segundo o Espaço Aberto apurou, poderá incluir a presença do deputado federal Éder Mauro (PSD) no palanque da inauguração. Se tal acontecer, dizem fontes próximas ao governador, será interpretado como uma provocação por Helder, que tem merecido do parlamentar um tratamento de inimigo figadal, desde que a Auditoria Geral do Estado mandou a polícia apreender documentos na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, logo depois que Rogério Barra, filho de Éder Mauro, deixou o órgão.

O distanciamento entre o governo federal e o governo do estado são visíveis. No início da tarde de hoje, o Espaço Aberto confirmou diretamente e oficialmente com a Secretaria de Comunicação do governo Helder Barbalho que toda a programação de inauguração do Projeto Belém Porto Futuro foi organizada pelo governo federal.

Além disso, a notícia sobre a solenidade de amanhã foi publicada na Agência Pará exatamente às 18h50 e posteriormente atualizada às 19h07. A notícia é seca, sucinta, objetiva. Pelo menos até este momento, o texto não não foi mais alterado e não cita uma vez sequer que Bolsonaro estará na solenidade, algo inusitado em se tratando de solenidade à qual estará presente ninguém menos que o presidente da República. E não informa sequer a hora e o local exato da solenidade.

Uma fonte diz não ter qualquer dúvida de que a verdadeira intenção de Bolsonaro, marcando para inaugurar uma obra inconclusa, tem o objetivo apenas de constranger o governador e fazer afagos nos bolsonaristas paraenses, que desde o início da pandemia têm atacado de forma intensa e permanente o governo do estado.

6 comentários:

Pedro do Fusca disse...

Paulo, porque você não publica os meus comentários? Tudo que escrevo me identifico, você tambem pegou esta doença do STF e Governo Barbalhiano de censurar?

Anônimo disse...

Meu caro blogueiro , uma obra que sumiu com milhões do povo brasileiro e que não tem funcionalidade alguma . Se pelo menos fosse em um dos inúmeros bairros de periferia de Belém, que não existem área para lazer de seus moradores ainda se justificaria. Mas ali no sol e chuva e no risco da penumbra da noite?

Poster disse...

Caro Pedro, comentário é uma coisa; acusações - com linguajar chulo, ofensivo e atribuindo aos outros, sejam quem forem, qualificações como ladrão, corrupto, vendido, mercenário e equivalentes - sem o mínimo de comprovação são outra coisa.
Este blog é para debate de ideias. Ficar repetindo exaustivamente, por exemplo, "dói, mas passa" - é um argumento de quem não tem argumento.
Este blog é para debater ideias. Ficar externando inverdades é expediente de quem, à falta de argumentos razoáveis, prefere a agressão.
Debata, Pedro. Debata.
Tu és o leitor bolsonarista que, nos últimos tempos, tem o maior volume de comentários aqui no blog. Confere aí. Mas, como já te disse, comentário é uma coisa, acusação é outra. E de todo os teus comentários que o blog já aprovou e estão publicados, o Espaço Aberto não concorda com absolutamente nenhum. Mas os publicou, porque avaliou que concorrem para a diversidade que se pretende aqui.
Ofereço-te essas explicações em respeito às tuas preferências e à leitura com que nos brinda. Mas isso não impede o blog de adotar critérios na avaliação de comentários inadequados e que atinjam a honra de segundas, terceiras e quartas pessoas sem a menor prova.
Com essas explicações, não voltaremos mais a este assunto.
E os critérios de avaliação de comentários, teus e de qualquer outro leitor, vão continuar.
Abs.

Poster disse...

Pedro, estou voltando apenas para ilustrar, com um exemplo, o que já te disse acima.
Este comentário, tu o fizeste numa postagem em 28 de abril de 2020: "Na minha família não teve preso ou torturado como você diz, pergunte a gente séria e que não seja comunista da época sobre este tempo e veja que eles dirão que foram o melhor tempo que passaram. O engraçado de tudo que toda esta gentalha que é adepta ao comunismo porque não estão morando nestes países? Preferem Paris, Nova Yorque e etc."
É comentário horrendo, horroroso, cruel, que ignora clamorosamente o viés sanguinário, repressor, violento da ditadura que enfrentamos. Mas eu publiquei o teu comentário, entendeu? Está no blog, muito embora o tenha avaliado como horroroso.
E assim como este, "trocentos" outros comentários teus.
Estão por aí, todos publicados.
É só um exemplo.

Anônimo disse...

A imprensa do Pará é uma vergonha!!

Pedro do Fusca disse...

Muito obrigado Paulo pelas suas explicações e deferência para comigo, mas o nosso Presidente de acordo com o STF só é mero repassador de dinheiro, a responsabilidade de tratar o COVID 19 são dos Governadores e Prefeitos e você como bom jornalista sabe disso. Com respeito a grande imprensa paraense esta se vendeu para sobreviver ao Desgoverno Barbalhiano. Para sabermos a verdade das noticias temos que recorrer aos Blogs independentes, estes mesmos que deram a vitória ao nosso Presidente Bolsonaro. Era assinante da Veja, já cancelei, sou assinante do Liberal, não renovarei minha assinatura pois a boa imprensa tem que ser imparcial.