sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Vidas negras importam. E a NBA importa para que o obscurantismo no esporte ceda às legítimas expressões políticas.

Quem não é apaixonado pela NBA?

Na último domingo (23), quando vi essa cesta de Luka Doncic, no estouro do cronômetro, selando a vitória de seu time, o Dallas Mavericks, contra o favorito Los Angeles Clippers por apenas dois pontos (135x133), pensei por alguns segundos que fosse uma montagem.

Não.

Era apenas a supremacia, o triunfo do talento. Era a assinatura de uma obra de arte.

Olhem agora, as fotos abaixo.

LeBron e seus companheiros do Lakers ajoelham-se antes de uma partida (como
tem sido rotineiro em jogos da NBA), em apoio à luta contra o racismo

Jogadores do Milwaukee Bucks leem comunicado informando o histórico boicote à NBA, em
protesto contra tiros desferidos pela polícia contra jovem negro em Kenosha, no Winsconsin

Quando vejo essas imagens a cada início de partida pelos playoffs da NBA, quando vejo essas imagens que expressam o protesto, a indignação, a revolta, a repulsa às atrocidades raciais cometidas pela polícia contra negros no Estados Unidos, às vezes penso que são idealizadas.

Mas não.

Essas imagens são reais. Representam a supremacia, o triunfo da consciência política no mundo do esporte, coisa rara, para não dizer raríssima de acontecer mesmo em pleno Século XXI.

Em pleno Século XXI, o obscurantismo embota inclusive coleguinhas jornalisatas e amplos segmentos da Imprensa - e não apenas no Brasil, mas no mundo inteiro - que insistem em difundir essa falácia, essa balela, essa imbecilidade de que jogadores de futebol e atletas de qualquer modalidade não podem, nem devem expressar-se politicamente quando estão competindo.

Podem, sim.

Podem e devem.

Por que não poderiam?

Por que não deveriam?

Por que um astro do futebol não pode, por exemplo, na hora de comemorar um gol, levantar a camisa para revelar, por baixo dela, algo como Não sou bolsominion, Não sou gado, Vidas Negras Importam, Sou antifa, Fora, Bolsonaro e outras do gênero?

Por que não poderiam expressar frases em apoio a Bolsonaro, ao bolsonarismo, aos conservadores, ao direitismo, ao boca porca Olavo de Carvalho (inclusive o dito esclarecido) e até mesmo em apoio ao terraplanismo?

A democracia presume a livre manifestação de opiniões, meus caros.

Não se tolera, claro, é que um boca porca ameace "encher de porrada" a boca de seus críticos, como também é intolerável que uma celerada ameace espancar autoridades, porque aí não temos o exercício da liberdade de expressão, mas crime de ameaça ou crimes contra a honra, puníveis por lei.

Mas expressar convicções políticas, sobretudo num momento como este, em que vemos todos os dias atrocidades sendo cometidas contra negros nos Estados Unidos e em outros cantos do planeta, isso é plenamente recomendável. E mais do que recomendável, é necessário e elogiável.

A NBA, com seus astros multimilionários - negros (em sua grande maioria) e brancos -, oferece à humanidade, e sobretudo ao esporte de um modo geral, um notável exemplo que precisa ser seguido.

Porque o talento de um LeBron, de um Doncic, de um Messi, de um Cristiano Ronaldo, de um Neymar jamais deveriam servir de abrigo para esconder a covardia dos que não querem pôr sua popularidade e sua influência a serviço da liberdade, da democracia e da diversidade.

A NBA alimenta nosso espírito dos melhores tônicos de otimismo.

Porque é farta em talento.

E porque está sendo um ponto de inflexão - para melhores dias - no obscurantismo político que, infelizmente, ainda domina de forma esmagadora o mundo do esporte.

Nenhum comentário: