segunda-feira, 24 de agosto de 2020

PSDB e partidos aliados descartam conversa com Sabino. Mas ele garante: "Pretendo ir à convenção".

Celso Sabino: sob desconfiança de partido aliados do PSDB, ele garante
que tem apoio de "centenas de correligionários". Inclusive de outros partidos.

Lideranças de um grupo de dez partidos, que pretendem formar aliança em torno de um nome para disputar a Prefeitura de Belém, confirmaram no último final de semana, em conversa com o Espaço Aberto, que não pretendem procurar o deputado Celso Sabino (PSDB), que já formalizou, perante o Diretório Municipal tucano, sua condição de pré-candidato à sucessão de Zenaldo Coutinho. Entre os partidos que buscam um nome de consenso está o próprio PSDB, além do DEM, PSB, Cidadania e Partido Verde.

"Não vamos procurar o deputado Celso Sabino, porque acreditamos que ele seria mais uma candidatura auxiliar do governador Helder Barbalho e, portanto, do MDB. O Celso, na última eleição para o governo do estado, simplesmente sumiu durante o segundo turno e não ajudou o Márcio Miranda. Depois, quando o Helder assumiu, uma irmã dele foi nomeada para cargo de direção no estado", disse uma das lideranças do grupo de apoio a Zenaldo. A nomeação em referência é de Cilene Sabino Bittencourt, presidente da Junta Comercial do Estado do Pará (Jucepa).

Ouvido há pouco pelo Espaço Aberto, Sabino disse que, no momento, nem sequer considera a possibilidade de transferir-se para o Solidariedade e disputar a prefeitura por essa legenda, caso venha a ser expulso pelo PSDB, cuja Comissão de Ética analisa pedido formal de exclusão do deputado, encaminhado pela própria direção nacional tucana.

"Sou ficha limpa. Não há previsão no estatuto do PDDB para expulsar filiado que tenha sido indicado para ser líder da Maioria. Então, esse processo [de expulsão] não deve prosperar", disse Celso Sabino ao blog, reiterando sua convicção de que continuará no ninho tucano.

Quanto ao fato de não estar sendo considerado como um dos nomes de consenso do grupo de partidos, que até agora trabalha apenas com as possíveis candidaturas de Cássio Andrade (PSB) ou Thiago Araújo (Cidadania), Sabino também é taxativo.

"Continuo cadastrado no PSDB como pré-candidato a prefeito de Belém. Então, pretendo ir à convenção do partido e fazer essa disputa legítima. Tenho sido procurado por centenas de correligionários do PSDB e dirigentes de outros partidos - deputados estaduais, vereadores e dirigentes de outros partidos. Acredito que nosso grupo tem um projeto pra Belém, estudou a cidade, tem programas para serem apresentados no sentido de melhorar o orçamento, melhorar a receita própria, resolver o problema do saneamento básico e trazer dignidade aos moradores de Belém", disse o deputado.

Nenhum comentário: