quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Grupo RBA afasta das funções de jornalista vereador que agrediu repórter da “Folha” em comentários na Câmara de Belém

Resultado de imagem para joaquim campos metendo bronca

O Grupo RBA, que congrega os veículos de comunicação da família Barbalho, anunciou nesta quarta-feira (19) que afastou seus quadros o vereador do Podemos e também jornalista Joaquim Campos, que apresentava na emissora, há dez anos, o programa policial Metendo Bronca.
O afastamento é a primeira consequência concreta de declarações feitas pelo vereador, que durante a sessão da Câmara Municipal de Belém, na manhã de hoje, usou termos chulos ao se referir à jornalista Patrícia Campos Mello, do jornal Folha de S. Paulo, que vem sendo alvo de agressões verbais do presidente Jair Bolsonaro e muitos de seus simpatizantes.
Campos agrediu a jornalista durante pronunciamento do vereador Toré Lima (PRB), que criticava Bolsonaro por ofensas de cunho sexista à profissional de Imprensa. O parlamentar do Podemos foi contestado pelos vereadores Nazaré Lima e Fernando Carneiro, do PSOL, mas recebeu apoio de outros parlamentares.
Em nota, o Grupo RBA informou que decidiu afastar o vereador de suas funções porque “repudia atitudes e manifestações ofensivas, preconceituosas e de misoginia, que venham a ferir a dignidade humana e a honra das pessoas”.
O Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor/PA), também em nota, externou repulsa aos comentários de Campos e o Podemos, partido a que o parlamentar é filiado, informou que vai abrir um processo no conselho de ética com vistas a expulsá-lo da legenda.

Nota do Grupo RBA

Em relação aos comentários do vereador Joaquim Campos (Podemos), no plenário da Câmara Municipal de Belém, na manhã desta quarta-feira (19/02), a Rede Brasil Amazônia de Comunicação tem a registrar o seguinte:
1. O vereador também é apresentador de programas de televisão da emissora há mais de 10 anos. As palavras do parlamentar não representam, em momento algum, a linha editorial adotada pela RBATV;
2. A RBA de Comunicacão repudia atitudes e manifestações ofensivas, preconceituosas e de misoginia, que venham a ferir a dignidade humana e a honra das pessoas e tomou a decisão de afastar o apresentador de suas funções na emissora;
3. A RBA tem se pautado por um jornalismo sério, pelo pluralismo de idéias, pensamentos e o respeito às posições políticas e ideológicas de todos os segmentos sociais;
4. A RBA reafirma a sua política editoral de valorização e respeito à pessoa humana, como tem feito nos últimos 30 anos.

Nota do Podemos

Esclarecemos em caráter irrevogável que o Podemos não tolera qualquer tipo de preconceito, agressão e violência contra as mulheres. 
Desta forma:
1- Prestamos total solidariedade a jornalista da Folha de São Paulo Patrícia Campos Mello, além da Vereadora de Belém Nazaré Lima, ambas atacadas covardemente pelo Vereador Joaquim Campos durante a sessão no Plenário da Câmara Municipal de Belém nesta quarta-feira. 
2- Diante do fato ocorrido, tomando conhecimento de que o mesmo ainda está filiado ao Partido, e, não existindo condições da permanência do filiado nos quadros do Podemos, a Direção Estadual, por unanimidade, encaminhou pelo acionamento do referido vereador no conselho de ética, iniciando assim, o processo de expulsão.
3- Nascemos como partido sustentado por ideais democráticos. Atitudes como essa não serão toleradas, o Podemos é defensor intransigente do respeito e dos direitos.

Deputado Estadual Igor Normando - Presidente do Podemos - Pará

Nota do Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor)

O Sindicato dos Jornalistas do Pará (Sinjor/PA) e a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj/PA) repudiam a falta de decoro do vereador Joaquim Campos (MDB), durante a sessão ordinária realizada na manhã desta quarta-feira, 19 de fevereiro, na Câmara Municipal de Belém. Campos chamou de vagabunda a jornalista da Folha de São Paulo, Patrícia Campos Mello, interrompendo grosseiramente o pronunciamento do vereador Toré Lima (PRB). Da tribuna da CMB, Toré Lima criticava o presidente da República Jair Bolsonaro pelas ofensas à jornalista, que tentou desqualificá-la com expressões de cunho sexual.
Sem nenhum respeito ao trabalho dos jornalistas, apesar de atuar como comunicador, Joaquim Campos discutiu com quem o criticou, proferindo expressões de misoginia, machismo e total falta de decoro no plenário do Parlamento Municipal.
Ele foi confrontado também pelos vereadores Nazaré Lima (Psol) e Fernando Carneiro (Psol). Apesar da postura arrogante, mal educada e desrespeitosa, recebeu apoio da vereadora Simone Kawage (PRB), 2ª vice presidente da CMB, que presidia a sessão e também do vereador Sargento Silvano (PSD).
Exigimos que o presidente da Câmara Municipal de Belém, vereador Mauro Freitas (PSDC), a presidência do MDB em Belém e no Pará tome providências quanto ao comportamento do vereador. Também iremos estudar quais medidas jurídicas podem ser tomadas em relação ao fato.
Além do Sinjor e da Fenaj, o governador do estado, Helder Barbalho (MDB), também se manifestou contra a fala do vereador. Helder usou sua conta no Twitter para criticar o apresentador que, por muitos anos, trabalho na emissora de TV da família do governador e, atualmente, integra um partido da base aliada do governo.

Um comentário:

Pedro do Fusca disse...

Sair a favor de Hans River e Presidente Bolsonaro é crime. Só acreditam nesta jornalista da Foice de São Paulo que segundo Hans queria dar um furo jornalístico usando métodos escusos o que Hans não concordou. Porque só a palavra da jornalista é a verdade?