terça-feira, 12 de novembro de 2019

Você acredita que o Congresso esteja mesmo disposto a construir sua própria forca?


Sem brincadeira, mas eu queria muito ter o otimismo dessa galera que dá como certa, como dois e dois são quatro, a aprovação pelo Congresso da PEC que modifica a Constituição para permitir que um réu condenado em segunda instância passe imediatamente a cumprir a pena.
O Congresso tem um terço de seus membros sob investigação por supostas práticas de crimes graves, muitos dos quais os levarão, rapidinho, à prisão em primeira, segunda, terceira e 15ª instâncias, caso sejam condenados.
O Centrão, atualmente com mais de 250 membros apenas na Câmara, já disse claramente, pela voz de suas lideranças, que este não é o momento em se falar em prisão após condenação em segunda instância.
Como, então, ainda tem gente que aposta na possibilidade de essa PEC ser aprovada com a urgência urgentíssima que muitos exigem?
Agora, para a grande maioria da torcida, de hoje para amanhã a proposta será levada a plenário, aprovada e promulgada.
E com esse otimismo todo, muitos apostam que na próxima semana estarão novamente na cadeia todos os que saíram da prisão – inclusive o ex-presidente Lula - por força da decisão do Supremo.
Não sejam ingênuos.
Não sejam tão crédulos assim.
Rendam-se à realidade dos fatos.
E a realidade dos fatos é a seguinte (como diria José Luiz Datena, aquele filósofo grego pré-socrático): o Congresso, aprovando a prisão em segunda instância, seria como o condenado armando a própria forca.

2 comentários:

Pedro do Fusca disse...

Vai ser difícil aprovar qualquer coisa para moralizar o Brasil no meio de tantos bandidos que estão neste Congresso Nacional. O povo de bem clama para que o STF e Congresso sejam fechados para o bem do nosso querido BRasil assim como acabar com a Globolixo que atualmente só trata de viadagem trazendo um péssimo exemplo aos nossos filhos e fazer fakes contra o Presidente Jair Messias Bolsonaro.

Anônimo disse...

E se aprovasse, o stf declararia a inconstitucionalidade...