quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

"Fuga" de Simão Jatene divide o tucanato


Tucanos estão meio divididos em relação à postura do governador Simão Jatene, que simplesmente escafedeu-se e não compareceu à cerimônia de posse de seu sucessor, Helder Barbalho, a quem, portanto, não passou a faixa, um gesto tradicional, emblemático e revigorante nas democracias. Pelo menos nas melhores democracias, vale dizer.
Há gente próxima a Jatene que defender o gesto do ex-governador como uma reação natural diante das críticas diárias e contundentes que os veículos de comunicação da família Barbalho moveram contra o governo tucano e, pessoalmente, contra o próprio Jatene, sobretudo nos episódios envolvendo seu filho Beto, que chegou a ser preso pela Polícia Federal, em dezembro de 2018, sob a acusação de estar envolvido num esquema de corrupção.
Tucanos há, no entanto, avaliando que Jatene, experiente na vida pública, deveria ter posto à prova a couraça com que a experiência o proveu, com isso participando da cerimônia de entrega da faixa, mesmo rangendo os dentes.
Aliás, poucos dias antes da posse, o Espaço Aberto ouviu de dois tucanos que o governador compareceria à posse de Helder.
Era só uma ilusão, como se vê.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ele compareceu à posse de Ana Júlia?