sábado, 12 de janeiro de 2019

Passeio pelo centro histórico de Belém reúne cerca de 500 pessoas


Um passeio pelo centro histórico de Belém reuniu, na manhã deste sábado, cerca de 500 pessoas (vejam as imagens do Espaço Aberto), que se concentraram desde antes das 8h no entorno do Forte do Presépio, monumento que marca o exato local em que a capital paraense foi fundada há 403 anos, exatamente no dia 12 de janeiro de 1616, por Francisco Caldeira Castelo Branco.
O grupo, guiado pelo historiador e fotógrafo Michel Pinho, começou a visita pelo Forte, em seguida conheceu a história da Catedral da Sé e da Igreja de Santo Alexandre (que integram, junto com a Igreja do Carmo, o conjunto de templos católicos mais antigos da cidade) e passou pelo Palácio dos Governadores (atual Museu do Estado), cuja invasão, em 1835, demarca o início da Cabanagem.
O passeio também inclui uma parada próximo ao Monumento ao General Gurjão, que fica no centro da Praça Dom I, e terminou na Praça das Mercês, onde o grupo teve acesso ao antigo Convento dos Mercedários, local da batalha mais sangrenta da Cabanagem, com duração de nove dias. No interior do convento, os participantes do passeio assistiram a uma apresentação de integrantes da Escola de Música da UFPA.
“Hoje, a minha felicidade é muito grande. Porque eu não sei se vocês se surpreendem com a história de Belém, mas eu me surpreendo toda vez que vou estudar mais. E exatamente esse legado, da história do nosso passado, é que vai fazer com que os nossos filhos, a minha filha, os filhos de vocês entendam a história desta cidade e possam preservá-la”, disse Michel, muito emocionado.
A quantidade de pessoas que participou do evento surpreendeu o historiador. “Eu já faço isso há muitos anos, mas com uma multidão dessa é a primeira vez”, afirmou. Ele não perdeu a oportunidade de uma provocação: “Já estive vendo agora por aqui, e acho até que este nosso evento tem muito mais gente que o do Zenaldo”, brincou Michel. E parece que tinha mesmo.






Nenhum comentário: