sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Exasperado, mas elegante, Barroso senta a pua em Gilmar Mendes



Olhem aí.
Não deixem, por favor, de assistir ao vídeo do início ao fim. São apenas pouco mais de 2 minutos.
O debate entre Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso, no plenário do augusto e honorável Supremo, travou-se em julgamento ocorrido nesta quinta-feira (26).
Assistir atentamente a esse entrevero é duplamente pedagógico.
Primeiro, porque comprova-se que exasperações normalmente ensejam juízos verdadeiros - para não dizer verdadeiríssimos. Entre dois contendores exasperados, escolha os argumentos de um ou outro e você vai constatar que eles, em regras, contêm várias e irretocáveis verdades.
Segundo, o bate-boca é pedagógico porque demonstra que, com as exceções que comprovam a regra, quando o juridiquês excessivo, enfadonho, desnecessário é posto de lado e se restringe aos limites e às circunstâncias que a técnica exige, magistrados fazem-se compreender muito, mas muito melhor por qualquer cidadão. Aliás, fazem-se compreender de forma tão, digamos assim, profunda e completa que nos deixam até comovidos.
No caso, vejam as verdades que Luís Roberto Barroso diz sobre Gilmar Mendes. Com pouquíssimo juridiquês, e com muito português, o ministro as proclamou na dose que sua exasperação permitiu. Com isso, ele se fez compreender muito bem. Aliás, muitíssimo bem.
Registre-se mais: esse debate também demonstra que o nível das baixarias no Supremo está alcançando até uma certa evolução, em termos de conteúdo e de linguajar empregado.
Talvez porque Barroso, conhecido por sua lhaneza de trato e elegância vernacular, distingue-se bastante de Joaquim Barbosa, aquele que, logo ao acordar, de manhã bem cedo, já travava - e trava - a primeira briga do dia: com ele mesmo.
Se vocês acham que é exagero, recordem, no vídeo abaixo, a memorável desinteligência (hehe, isso é juridiquês puro) entre Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa, registrada há cinco anos, no plenário do mesmo Supremo.
E vejam como, de lá pra cá, a baixaria já subiu um pouco de nível.
Um pouquinho só, mas subiu.
Palmas para o Supremo e seus barracos em franca evolução na forma e no conteúdo.

5 comentários:

Anônimo disse...

Como diz um respeitado blogueiro paraense : toma-te.
Kenneth

Anônimo disse...

Em verdade...eles se merecem, só raivinhas cenográficas, no intervalo do cafezinho, trocam segredos de liquidificador, como disse o grande Cazuza!

AHT disse...

Presidentes intelectualmente limitados, oportunistas, populistas, demagogos, mancos ética e moralmente... O que esperar dos Ministros escolhidos e nomeados por esses?

Como toda a regra tem exceções, até pode acontecer que um cidadão brilhante, competente e íntegro seja nomeado para um dos altos e importantes cargos da República. É difícil, mas pode acontecer.

Anônimo disse...

Íntegro? Moro neles!

Anônimo disse...

Gilmar faz parte da cúpula do PSDB/PMDB. Braço do judiciário. Triste.