segunda-feira, 24 de março de 2014

TAM cancela voo e provoca revolta entre passageiros


cancelamento do voo JJ8092, da companhia aérea TAM, com saída de Belém para Miami, nos Estados Unidos, gerou revolta entre os passageiros que esperavam o embarque na noite de ontem. Com os ânimos exaltados, algumas pessoas gritaram com os funcionários da companhia aérea, bateram no balcão, invadiram o setor dos funcionários e até subiram na esteira das malas. Muitos falavam de perdas financeiras e cansaço, pois já esperavam por várias horas no Aeroporto Internacional de Val-de-Cães o voo programado para as 15 horas.
Devido à chuva forte que caiu na cidade pela tarde, o avião modelo Boeing 767 que vinha para Belém e seguiria para Miami foi redirecionado para Fortaleza (CE), onde aguardou a melhora do tempo. A aeronave pousou em Belém por volta das 17 horas. Quando os passageiros já haviam feito todo o procedimento e aguardavam na sala de embarque, por volta de 19 horas, foram informados que o voo tinha sido cancelado, porque a tripulação tinha extrapolado as horas de trabalho e deveria descansar. O desencontro de informações e a falta de soluções por parte da companhia eram as principais queixas dos passageiros.

'Estamos acomodando todo mundo no hotel', garantiu gerente
A passageira Vera Pinheiro invadiu o espaço destinado à pesagem das malas, subiu na esteira e gritava. 'Estava todo mundo no salão de embarque e chegaram pra gente dizendo que o voo estava confirmado e que iria sair. Depois de horas lá vieram falar que estava cancelado. Até eles dizerem o que vão fazer nós iremos ficar aqui', reclamava.
O gerente de aeroporto da TAM, identificado como Murilo, tentava conversar com os passageiros para remarcar as passagens para o próximo voo que sairá hoje, às 14 horas. 'Estamos acomodando todo mundo no hotel e remarcando as passagens', dizia. Muitas pessoas não aceitavam a solução da empresa, queriam um voo para outra cidade brasileira e outro voo para o EUA. No entanto, o gerente informava que isso não seria possível.
O casal de noivos Marcos André e Aline Fernandes estava indignado com o que classificavam como 'descaso' da TAM. Os noivos estavam desde 1 hora de ontem no aeroporto de Belém, vindos do Rio de Janeiro. Eles diziam que nunca haviam passado por uma situação como a que enfrentaram ontem.

Nota - Por meio de nota, a TAM informou que o voo JJ8093 teve o seu pouso alternado para Fortaleza em razão do mau tempo em Belém. 'Após aguardar a melhoria das condições climáticas, a aeronave decolou para a capital paraense, onde pousou às 17h20. Por conta do procedimento, a tripulação do voo teve que ser substituída para não ultrapassar o limite de horas de trabalho, o que é proibido por lei. Esse cuidado visa a assegurar prioritariamente a segurança dos voos. (...) Com isso os voos JJ8092 (Belém - Miami) e JJ8057 (Miami - Rio de Janeiro/Galeão) foram cancelados e reprogramados para amanhã (24), como JJ9354 e JJ9355, respectivamente', informa a nota. A TAM acrescentou que 'lamenta os transtornos e ressalta que prestou toda a assistência aos clientes.

Um comentário:

Anônimo disse...

Paulo, quando não existia esta politica ptista no INFRAERO era a COMARA-Comissão de Aeroportos da Região Amazônica, Orgão do Comando da Aeronáutica que fazia quase sempre a manutenção destas pistas, inclusive fez o seu prolongamento e nunca ocorreu este problema de drenagem. O que falta para o INFRAERO determinar quem fez este ultimo serviço consertar o serviço mal feito sem onus para a União pois aposto se antes desta "reforma" esta pista alagava. Onde estava a fiscalização desta obra que não enxergou este grave defeito? Alguem tem que ser responsabilizado por estes prejuizos e penso que tanto a firma responsavel por esta obra quanto a INFRAERO são as grandes culpadas.