sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

"A OAB não é o Ministério Público"

De um Anônimo, sobre a postagem Dito e feito. Feito o que foi dito.:

Você questiona: "Não era a participação da OAB que iria tornar tudo mais transparente?".
Sabe, amigo, tem uma coisa que me inquieta e deveria inquietar a todos, mas vai passando sem que ninguém diga nada. quando foi que um sindicato de advogados se tornou autoridade fiscalizadora neste país?
A OAB não é o Ministério Público. É um sindicato. Por que não chamar o Sindicato dos Peixeiros para participar da transição? Pareceu estranho? Pois a mim me parece estranhíssimo que, através de um golpe midiático persistente e longevo, um simples sindicato de advogados tenha se tornado autoridade moral para opinar sobre tudo.
Caiu um morro no Rio! Fala o presidente da OAB: "É um absurdo que esse deslizamento tenha acontecido sem que as autoridades tomassem providências".
Ora vai te catar! A OAB foi criada para defender os interesses dos advogados. É isso que seu estatuto prevê.
Em algumas décadas, tinha se tornado um ente do MEC e do Ministério do Trabalho, autorizando quem pode ou não exercer a profissão de advogado. Seria como alguém se formar em Medicina e só ter seu diplomada validado se a Associação Nacional dos Médicos, mediante pagamento de taxas e de prova escrita pelo próprio sindicato (auditada por quem?), autorizasse o exercício da profissão.
Estenda isso às demais profissões. Para ser jornalista, você teria que fazer a "prova da Fenaj".
Sabe o que é mais extraordinário? A sociedade brasileira está engolindo esse engodo de ver um mero sindicato arvorar-se a condição de ente fiscalizador da vida nacional sem que nenhum questionamento surja.
Pois eu quero que o Sindicato dos Peixeiros também tenha assento na transição.
Data venia!

9 comentários:

Anônimo disse...

OAB não é sindicato. A OAB é um serviço público e tem legitimidade para atuar em defesa da sociedade civil.


Victor Picanço

Anônimo disse...

Adoro o "Conversa Afiada".

Anônimo disse...

Concordo 100%

Anônimo disse...

Pelas barbas do profeta!
Confundir sindicato com órgãos de fiscalização das profissões é demais!
Ambos não têm a mesma natureza jurídica.
Não metam o sarrafo sem antes estudar o assunto, pois isso não é pelada!

Anônimo disse...

Para os comentaristas entenderem melhor uma das funções da OAB, conforme publicado na folhaonline.


"OAB quer que filhos de Lula devolvam passaportes diplomáticos

Publicidade

DE SÃO PAULO

O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Ophir Cavalcante, pediu nesta sexta-feira aos dois filhos do ex-presidente Lula que devolvam o passaporte diplomático que receberam.

"O governante não pode ceder às tentações do cargo. Enquanto ele estiver no cargo deve ter as regalias necessárias para o exercício do cargo. A partir do momento em que deixa o cargo, ele passa a ser um cidadão comum, igual a todos", afirmou o advogado.

Neto de 14 anos de Lula também tem passaporte especial
Itamaraty dá passaporte diplomático a filhos de Lula

A Folha revelou esta semana que o Itamaraty concedeu passaporte diplomático a Luís Cláudio Lula da Silva, 25, e Marcos Cláudio Lula da Silva, 39, filhos do ex-presidente, a dois dias do fim do mandato.

Para o presidente da OAB, os filhos de Lula devem devolver o passaporte para evitar "constrangimento público" ao ex-presidente. A entidade também prometeu processá-los se não houver devolução.

"Caso isso não ocorra, é hipótese de apuração pelo Ministério Público Federal, em função do ato de ilegalidade administrativa, que quebra a isonomia entre os brasileiros", afirma Cavalcante.

Segundo entendimento do Itamaraty, dependentes de autoridades podem receber o documento até os 21 anos (24, no caso de estudantes, ou em qualquer idade se forem portadores de deficiência).

Questionado, o órgão disse que ambos já tinham o passaporte especial e tratava-se de uma renovação.

A decisão que beneficiou os filhos de Lula diz que a concessão foi "em caráter excepcional" e "em função de interesse do país", mas não apresenta justificativa para a concessão.

O presidente da OAB também encaminhou ao Itamaraty um ofício pedido a lista das pessoas que têm o passaporte diplomático com a mesma justificativa."

Anônimo disse...

Para os comentaristas: olha o resultado da pressão feita pela OAB. Será que a OAB é dispensável?


Deu publicado na folha on line.
Filho de Lula diz que vai devolver passaporte
Sábado, 08/01/2011, 05:38:01
Tamanho da fonte: A- A+

O filho do ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva prometeu nesta sexta-feira devolver o passaporte diplomático recebido pelo Itamaraty. Marcos Cláudio Lula da Silva, 39 anos, fez a afirmação através de sua conta na rede de microblogs Twitter: "Vou (devolver), aliás, nem vi... Devolvo o antigo também, sem nenhuma escrita nele, branco como chegou".

Anônimo disse...

quero ver a OAB questionar a corrupção inclusive quando o cliente vai lhe pagar os honorários com o dinheiro que ele surripiou...aí podem acreditar que papai noel existe...kkkkkkkkkkkkk...

Anônimo disse...

Tem gente que deveria voltar à época das ordálias, quando uma enorme pedra era presa ao corpo do suposto autor do fato criminoso, que depois era lançado na água. Se flutuasse era inocente. Caso contrário era culpado e não precisaria mais de defensor.

Anônimo disse...

Não metas o sindicato dos peixeiros neta coisa,pois ainda sim quero cortar e servir um bom peixe para este papinho.