No AMAZÔNIA:
A Universidade Federal do Pará (UFPA) anulou toda a primeira fase do Processo Seletivo Seriado 2010 depois que a Polícia Federal descobriu uma segunda irregularidade: um servidor que faz parte do grupo organizador do vestibular tem um sobrinho entre os vestibulandos. Ainda não foram definidas as novas datas da primeira, segunda e terceira fases. A segunda fase, que seria neste domingo, dia 13, foi adiada. As inscrições não serão reabertas. Continuarão no páreo os 47.707 candidatos já inscritos.
A anulação foi anunciada pelo reitor da UFPA, Carlos Maneschy, às 16h30 de ontem. Ele disse que a decisão foi tomada pela Comissão Permanente de Processos Seletivos (Coperps) minutos antes por causa da mais nova irregularidade descoberta pela PF.
Maneschy não informou o nome ou a função do servidor identificado pela PF. Disse apenas que ele compõe a equipe responsável pela organização do exame, trabalho que vai da elaboração das questões à impressão e transporte do material.
Segundo o reitor, o funcionário descumpriu um manual de procedimentos para concursos, que determina que participantes da organização do exame não podem ter familiares como vestibulandos. Nesse tipo de situação, ele deve ser excluído do trabalho para que não se gerem suspeitas sobre o vazamento de questões.
Maneschy disse que a relação parental descoberta pela PF 'não significa que tenha havido vazamento' da prova, mas demonstrou que o sigilo do exame é questionável. O risco, na avaliação dele, foi maior que o verificado quando se descobriu que questões de geografia constavam em concurso de outra universidade brasileira e na apostila de um cursinho de Belém.
O reitor disse que a descoberta da PF se constituiu em um fato novo suficiente para a anulação de toda a primeira etapa. 'Tinha convicção de que o problema estava restrito à geografia. Mas teve o novo problema'.
Disse, ainda, que será aberta sindicância interna para apurar a responsabilidade do servidor identificado pela PF. Quanto à permanência do atual grupo que organiza o seletivo, apesar de essa ser a segunda irregularidade cometida na preparação do PSS, o reitor afirmou que essa ainda é uma questão não definida, mas que não está descartada a substituição de todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário