No AMAZÔNIA:
Cerca de 1500 policiais civis e militares já estão nas ruas para garantir a segurança da população neste fim de ano. O efetivo faz parte da operação 'Natal pela Paz', que conta ainda com mais 33 viaturas, 63 motos, 24 cavalos, quatro cães e duas lanchas, que vão intensificar o monitoramento de toda a orla da capital paraense até o dia 2 de janeiro. A metodologia de ação dos policiais vai abranger cinco áreas na cidade, como o comércio de cada zona de policiamento, Ver-o-Peso e Padre Eutíquio, pontos turísticos, Doca de Souza Franco e avenida Braz de Aguiar. Além disso, a operação vai atuar em toda a Região Metropolitana de Belém, incluindo a área comercial de Ananindeua, Cidade Nova e Marituba.
A população já contava com o apoio de mais de 1.000 policiais todos os dias em Belém, mas, com a proximidade das festas de fim de ano, houve a necessidade de ampliar o efetivo em quase 50%, assim como o número de veículos. A ideia é fazer um trabalho ostensivo. 'Com o maior número de policiais na rua, sentimos a necessidade de reforçar as seccionais com divisões especializadas', disse Raimundo Benenassuly, chefe da Polícia Civil.
Por causa da operação, os policiais civis e militares pedem a compreensão da população para os transtornos no trânsito. Isso porque os coletivos serão abordados e vistoriados diariamente, por serem constantes alvos de bandidos nesta época do ano. A polícia também informou que vai reforçar a fiscalização nos semáforos para evitar a exploração infantil.
Para isso, os policiais pretendem cumprir os mandados de prisão pendentes e ainda apreender adolescentes infratores. A atenção vai ser redobrada próximo à shoppings e entorno do comércio dos bairros. Na avenida Doca de Souza Franco, por exemplo, o patrulhamento vai ser diferente dos anos anteriores.'Nós costumamos dizer que a Doca mudou de horário. Ela tinha um histórico de grande movimento a partir das 22 horas. Mas, com a inauguração do Boulevard Shopping, a movimentação começa às 10h. Ou seja, temos que trabalhar o dia inteiro no local', explicou o coronel da Polícia Militar, Augusto Leitão.
Ontem de manhã, policiais militares já haviam começado a fazer a vistoria nos coletivos da cidade nas avenidas Pedro Álvares Cabral e Bernardo Sayão. À tarde, eles se reuniram na avenida Presidente Vargas, em frente ao Theatro da Paz, para receber as últimas orientações do coronel Costa Jr., comandante de policiamento da capital - o coronel Rolian Silva é o responsável pela operação na região metropolitana de Belém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário