segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

José Alencar critica cerceamento à liberdade de imprensa

Do Comunique-se:

O vice-presidente José Alencar se mostrou preocupado com o que considerou cerceamento à liberdade de imprensa, depois da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de arquivar o recurso do jornal O Estado de S. Paulo que pedia fim da censura.
"Eu não quero entrar no mérito do caso em si. Agora, tenho preocupação quando há decisão que cerceia a liberdade de imprensa", disse Alencar. "Tem uma frase antiga que agora não me está ocorrendo quem é o autor. Ela diz assim: o preço da liberdade é a eterna vigilância?. Um dos instrumentos mais importantes para liberdade é a liberdade de imprensa. É isso que fortalece a democracia", continua.
A sentença do Supremo não agradou as entidades nacionais e internacionais ligadas ao jornalismo e à liberdade de expressão, que repudiaram a decisão. O Repórteres Sem Fronteiras, organização não-governamental com sede em Paris, divulgou uma nota classificando a decisão do STF de “incompreensível e perigosa” e que o arquivamento é "um grave revés para a liberdade constitucional fundamental".
"Além de sacramentar a mordaça à liberdade de informação típica da ditadura militar, o Supremo Tribunal deu mostra de seu inadequado entendimento acerca da Constituição, persistindo em incompreensões constantes em votos de vários dos seus membros, como o ministro Gilmar Mendes, que se tornou, como demonstram recentes julgamentos, um defensor de restrições ao exercício da liberdade de imprensa que a Carta Magna não admite", afirmou Maurício Azedo, presidente da Associação Brasileira de Imprensa (ABI).
O presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Sérgio Murillo, criticou a decisão. "O ministro Gilmar Mendes, no seu discurso, banalizou e justificou algo absurdo como a censura prévia, comparando a situação do Estado ao caso da Escola Base, que não tem relação alguma".
Desde o dia 31/07, o jornal O Estado de S. Paulo está proibido de publicar reportagens sobre a Operação Boi Barrica da Polícia Federal, que investigou o empresário Fernando Sarney, filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). A censura que completa 136 dias nesta segunda-feira (14/12) e foi imposta pelo desembargador Dácio Vieira, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJ-DF).

5 comentários:

Anônimo disse...

Esse pessoal só jogas mesmo pra galera. Qual a providência que José Alencar tomou junto ao seu amigo José Sarney para que este fizesse o filho retirar a ação que censurou o Estadão?

TITO KLAUTAU disse...

Prezado PAULO.
Em minha opinião a decisão do STF tomada na última quinta-feira, 10/12/2009, de manter a censura ao Estadão, foi o fato político mais importante da semana passada, no Brasil.
No entanto a cobertura dada pala imprensa, incluindo os blogs, foi com se tratasse de uma decisão sem grande importância política, parecendo até que as "merdas" do LULA foram mais significativas para o País.
Um exemplo é o teu blog que só veio tratar do assunto neste post, quatro dias após a decisão do STF e abordando-o através de uma declaração do vice-presidente da República, ou seja pegaste o gancho em uma repercusão da notícia e não foste no acontecimento que gerou a notícia.
Pergunto-te se achas que teus leitores ficaram informados pelo teu blog dos seguintes aspectos fundamentais da decisão do STF:
1-Qual o ministro do STF que relatou o caso e qual a posiçao tomada pelo mesmo no sentido de cessar ou manter a censura ao Estadão?;
2-Qual aposição de cada um dos outros ministros do STF quanto a apoiar ou rejeitar o voto do relator?;
3-Porque os outros orgãos da imprensa, inclusive os blogs, não dão notícias sobre o assunto que o Estadão está proibido de publicar, já que a censura foi imposta somente ao Estadão e não a toda imprensa?
Tenho certeza que podes informar a teus leitores sobre estes e outros aspectos garantindo que eles te agradecerão, incluso este que escreve o comentário.
Um abraço do TITO KLAUTAU.

Poster disse...

Caro Tito,
1. Este blog é feito solitariamente. Só por mim, fique bem claro.
2. Como é feito por um só, e ainda assim mesmo no pouco - pouquíssimo tempo - que me resta das minhas atividades profissionais, fica muito difícil acompanhars tudo com o nível de detalhamento que propões. Inclusive e sobretudo no caso de notícias relevantes, como a que gerou teu comentário. Aliás, se tiveres certa paciência para fazer um pesquisa no blog, verificará que frequentemente "passo batido" em muitos outros assuntos que mereceriam melhor destaque aqui, mas que que ficam, reafirmo, sem destaque pelos motivos que já afirmei.
4. Os itens 1 e 2 do teu questionamento não seriam tarefas para um blog feito solitariamente, no pouco tempo que resta. Isto é tarefa para um jornal ou para um blog que tenha alguma estrutura, como o do Noblat, por exemplo. No caso, Tito, nós, blogueiros solitários, pressupomos que o leitor se informe em várias mídias e venha aos blogs para ler comentários a respeito e interagir com os blogueiros. Quando não há comentários do próprio blog, o leitor pode ficar livre para emitir sua opinião. Assim é que tem acontecido por aqui, com frequência.
5. Fica certo, todavia, que tens razão na tua crítica. Até porque a tua frustração como leitor é a mesma minha, quando vejo que não pude - e frequentemente não posso -acompanhar os fatos em cima do lance. Mas as limitações são aquelas que já expus nos itens 1 e 2.
6. Reafirmo que tu, e qualquer outro leitor, podem ficar à vontade para comentar qualquer assunto que mereça um debate e que tenha passado batido por aqui, o que acontece sempre, volto a dizer.
7. Gratíssimo pelas críticas - sinceras, objetivas e, estou certo, partidas de quem se sente responsável pela atualização do blog.
Grande abraço.

TITO KLAUTAU disse...

Prezado Paulo.
Obrigado pela atenção ao meu comentário.
Pode contar comigo como leitor assíduo de teu blog, sempre disposto a colocar meus comentários nas postagens em que achar ter algo a dizer.
Com os meus comentários publicados por ti no blog, provaste que tens o espirito democrático, aceitando opiniões nem sempre coincidentes com a tua.
Mais uma vez, obrigado pela atenção com os votos de que mantenhas a boa qualidade de teu blog.
Um abraço do TITO KLAUTAU.

Poster disse...

OK, Tito.
Mande sempre.
Como eu já disse, o blog é seu e dos demais leitores.
Abs.