No AMAZÔNIA:
Cerca de 2 mil pessoas acompanharam, ontem à noite, pelas ruas do bairro do Jurunas, em Belém, a procissão em homenagem à Santa Luzia. A caminhada, que percorreu oito ruas, marcou o encerramento da festividade que ocorre há 31 anos e serve para que os fiéis possam agradecer as bênçãos alcançadas, sobretudo aquelas ligadas à saúde da visão, já que Santa Luzia é conhecida como a santa padroeira dos olhos.
'Vim especialmente para levar para casa a água benta de Santa Luzia que serve para lavar a vista', disse a aposentada Nazaré Carvalho, que acredita que a água benzida no dia 13 de dezembro, dia dedicado à Santa, pode curar os males da visão.
Assim como ela, centenas de devotos acompanharam durante todo o dia de ontem a programação de encerramento da Festividade de Santa Luzia, no Jurunas.
O evento, que teve início no dia 3 de dezembro, contou com cinco celebrações eucarísticas ao longo de todo o domingo. Em cada uma delas era possível levar para casa um pouco da água que os fiéis acreditam fazer milagre. Maria de Lourdes Barbosa, 54 anos, encheu uma garrafa.
O ritual se tornou uma tradição depois da excelente recuperação de uma cirurgia de catarata. 'O risco de ficar cega era enorme, foi Santa Luzia quem me curou', acredita.
Segundo Daniel Sodré, coordenador do projeto Santa Missa Popular, da Igreja Católica na comunidade, a procissão de ontem foi especial para os devotos de Santa Luzia, já que, além de dedicado à santa, no dia 13 de dezembro também se comemora os 31 anos da festividade no bairro. A última celebração do dia teve início por volta das 19 horas.
Cerca de duas mil pessoas acompanharam a saída da imagem diante da pequena capela na rua dos Pariquis. De lá, a procissão seguiu pela avenida Bernardo Sayão, rua dos Mundurucus, travessas Bom Jardim e Monte Alegre, avenida Fernando Guilhon e retornou pela Bernardo Sayão, rua dos Caripunas e travessa de Breves até a Pariquis. Ao longo de todo o trajeto, sob o comando do padre Romeu, pároco da igreja há 8 anos, houve queima de fogos e homenagens à Santa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário