sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Detran chama 10 mil com pendências para nova habilitação

No AMAZÔNIA:

Mais de dez mil candidatos têm somente até o final deste mês para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Pará. Quem perder o prazo, de pouco mais de três semanas, espremido pelas festas de final de ano, vai precisar reiniciar todo o processo em 2010. Segundo o Departamento de Trânsito do Estado (Detran/Pa), estão nessa situação os candidatos que deram entrada no processo para a primeira habilitação em dezembro do ano passado e, portanto, tinham direito de obter o documento de acordo com a antiga regra. Ou seja, curso teórico de 30 horas e 15 horas de aulas práticas.
Apesar da expectativa de que muitos desses candidatos corram para agendar seus testes em cima da hora, o Detran acredita que, no Pará, não será necessário montar um esquema especial para atender a demanda, como vem ocorrendo em outros Estados. 'Nós estamos preparados para atender a demanda. O que a gente verifica ainda é um certo relaxamento por parte do próprio candidato, que deixa para a última hora. A recomendação é que as pessoas possam se adiantar ao encerramento do prazo, recolhendo os documentos necessários e procurando o Detran em tempo', orientou Carlos Valente, coordenador de planejamento do órgão.
Os candidatos que perderem esse prazo serão obrigados a recomeçar todo o processo a partir de janeiro do ano que vem, mas dessa vez de acordo com a nova regra que passou a valer em janeiro deste ano e aumentou de 30 para 45 o número de horas do curso teórico e de 15 para 20 as horas de aulas práticas. Além de tempo, isso representa um novo investimento para os candidatos. Com a mudança na legislação, as auto-escolas também passaram a cobrar mais caro pelo curso de formação de condutores. O aumento, dependendo do tipo de carteira, chegou a 30%. 'O Detran dá o prazo de um ano para que o candidato tire a carteira a partir da aprovação do exame psicotécnico. O problema é que muita gente adia os testes e vai deixando para a última hora', informou George Hage, proprietário de uma auto-escola em Belém, onde, segundo ele, muitos candidatos estão nessa situação.
Em Belém, o atendimento para quem pretende tirar habilitação, hoje, tanto para fazer a prova de legislação quanto o teste de direção, é feito somente na sede do Detran, na avenida Augusto Montenegro.

Nenhum comentário: