No AMAZÔNIA:
Entrar na universidade, além de ser um passo importante para uma vida profissional de sucesso, também pode se transformar em um pesadelo para quem se preocupa com a estética e a saúde. Uma pesquisa realizada pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Minnesota, no Estados Unidos, revela que ingressar no ensino superior engorda. Isso porque os universitários costumam consumir mais bebida alcoólica, pular refeições importantes e ainda serem fiéis frequentadores de fast food, principalmente no primeiro período do graduação. A fase é conhecida nos EUA como 'freshman 15' devido aos calouros engordarem, aproximadamente, 15 pounds. Ou seja, 6,8 kg no primeiro ano.
De acordo com a nutricionista Priscilla Dias, a fase desregrada começa no Convênio - ou 3º ano do ensino médio. É neste período que a ansiedade para a aprovação no vestibular acaba induzindo o jovem a não ter uma vida saudável. Ele passa a não ter um horário certo para as refeições comendo principalmente à noite, horário em que o metabolismo funciona de forma mais lenta por causa do sono.
Com a chegada da universidade, esta rotina movimentada não muda muito. A diferença é que agora os jovens passam mais tempo fora de casa e também se tornam mais independentes dos pais. Por causa disso, o jeito acaba sendo recorrer às refeições vendidas na rua que nem sempre são as mais nutritivas e saudáveis. São salgados fritos, refrigerantes, hambúrgueres e doces muito calóricos. Além disso, é nessa fase que a maioria dos jovens começa a frequentar festas e, consequentemente, ingerir bebidas alcoólicas. E as consequências de uma rotina atribulada são as piores possíveis. Com uma alimentação regada a fast food, o universitário fica com carência de nutrientes e vitaminas, em especial pela grande absorção de sódio e gordura nesse tipo de refeição. E isso acarreta sérios problemas, como: hipertensão e doenças cardiovasculares.
Para mudar esse quadro, é necessário que ao entrar na universidade os jovens se preocupem em criar horários certos para as refeições. E para que isso aconteça não é preciso passar ter que comer em casa todos os dias. São várias as opções de lanches saudáveis e que cabem na bolsa ou mochila: barras de cereais, frutas e os sanduíches naturais. 'Adquirir lanches mais saudáveis é a melhor opção. O jovem precisa trocar os salgados fritos por sanduíches naturais e os refrigerantes por sucos como, por exemplo, os de soja, que já são vendidos em caixas pequenas. Em último caso existe ainda os biscoitos integrais, que são bastante práticos', disse a nutricionista.
Priscilla Dias também recomenda que os universitários tentem ingerir alimentos de três em três horas. Caso contrário, a absorção de gordura do organismo se torna muito mais lenta o que, consequentemente, faz com que a pessoa engorde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário