No AMAZÔNIA:
Cerca de 100 agricultores ocuparam, ontem, a sede da Celpa, no município de Tucumã, no sul do Pará, a cerca 800 km da capital. A ocupação teve como principal reivindicação a revisão das metas e obras do programa 'Luz para Todos'. Os manifestantes querem a conclusão das três etapas finais do projeto (7, 8 e 9), que estão atrasadas. Eles alegam que a empresa de energia passa na estrada principal da vicinal e os moradores cadastrados pelo programa ainda não receberam a energia em suas casas. A manifestação se encerrou por volta das 16 horas.
Durante a ocupação, os manifestantes estavam bastante determinados em relação as suas reivindicações. Chegaram a afirmar que ela não teria dia para acabar. 'Estamos preparados para passar até uma semana aqui, e só vamos desocupar o local quando tivermos uma solução para o nosso problema', disse um dos líderes da ocupação, que é conhecido no movimento como 'Cabeça Branca'. O Luz para Todos faz parte do Programa Nacional de Universalização da Energia Elétrica, cujo objetivo é fazer com que todas as famílias brasileiras tenham energia elétrica em casa, antecipando a chegada até 2010.
Em nota enviada à redação, a assessoria de imprensa da Celpa, informou que 'no próximo dia 11 está agendada uma reunião, na sede da empresa, em Belém, com os representantes dos sindicatos dos trabalhadores rurais, comitê gestor do programa Luz para Todos e da Celpa'. A assessoria não comentou as reivindicações dos trabalhadores. Disse apenas que 'na ocasião (reunião) será conhecida a pauta de reivindicação dos manifestantes'.
Nenhum comentário:
Postar um comentário