segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Governadora se reúne com blogueiros logo mais

A governadora Ana Júlia (na foto) reúne-se logo mais, a partir das 8h30, no Palácio dos Despachos, com blogueiros do Pará.
No convite feito pelo secretário de Estado de Comunicação, o jornalista Paulo Roberto Ferreira, e remetido por e-mail, informa-se que estarão em pauta “assuntos de interesse do Estado e da população e as ações do governo voltadas para o desenvolvimento do Pará.”
O encontro, exclusivo para blogueiros, segundo o convite, “é o primeiro da série Diálogo Aberto que a governadora terá com representantes da mídia em nosso Estado.”
O Espaço Aberto foi destinatário de gentil convite para mandar representante.
Mas o blog vai se fazer ausente do encontro.
As explicações e justificativas estão abaixo, em e-mail encaminhado neste domingo (22) à Secretaria de Comunicação.

-----------------------------------------

Caro Paulo, amigo - fraterno amigo - de décadas.
Caros colegas da Secom.
O blog, antes de mais nada, pede desculpas pela demora em responder ao convite para ser fazer presente ao “Diálogo Aberto” com a governadora Ana Júlia.
Cumpre-nos, todavia, agradecer a distinção com que o Espaço Aberto foi distinguido e informar que não estaremos presente ao encontro de logo mais.
Até mesmo pelo ineditismo da iniciativa e, além disso, para dar uma satisfação não apenas à Secom e à governadora, mas aos leitores do blog, convém justificar o porquê da ausência.
Os colegas jornalistas – da Secom, inclusive – haverão de concordar que nada mais improdutivo de que entrevistas coletivas, com ou sem café da manhã.
São improdutivas tanto para o entrevistado como para o entrevistador.
Para o entrevistado, porque nunca pode se aprofundar na apreciação de assuntos que considera relevantes.
Para os entrevistadores, porque não obtêm, com a profundidade necessária, a apreciação que gostariam de obter sobre assuntos de relevância, inclusive e sobretudo os polêmicos.
Resultado: entrevistas coletivas, quando ocorrem durante cafés da manhã, acabam sendo isto: apenas um café da manhã.
Ou então, entrevistas coletivas, quando ocorrem sem cafés de manhã, acabam sendo isto: uma sessão em que todos ficamos enredados nas superficialidades, que pouco ou nada oferecem de novo ou de mais esclarecedor.
E devemos, como jornalistas, sempre ir em busca do novo e do esclarecedor, não é?
Pois esse é o motivo da ausência do pessoal aqui da redação.
É de justiça, todavia, fazer um registro.
Merecem, sem qualquer dúvida, ser ressaltadas como das mais positivas tanto a iniciativa de Secom, em reunir os blogueiros, como a disponibilidade da governadora em recebê-los.
Sua Excelência, com essa conduta, ajuda a conferir aos blogs a relevância que eles devem ter, sobretudo quando se propõem a abordar, jornalisticamente, temas de interesse público.
Blogs de cunho jornalístico, acreditamos, não devem e nem podem ter a pretensão de concorrer com outras mídias.
Eles são o que são, inclusive porque muitos são feitos por uma e apenas uma pessoa. E cada blog haverá de se firmar no conceito dos leitores na medida da credibilidade que alcançarem.
Por isso o mérito da Secom, em admitir os blogs como uma mídia ser considerada.
Por isso o mérito da governadora, em dispor-se a abrir um espaço em sua apertada agenda para conversar com blogueiros.
Ainda que ausentes, acreditamos que este é um primeiro – e importante – passo para que a transparência, sempre tão almejada, seja a marca irremovível das relações permanentes entre governantes e a sociedade que eles governam.
É isso!
E um bom café da manhã à governadora Ana Júlia e aos colegas blogueiros que com ela estiverem nesta manhã.

7 comentários:

Anônimo disse...

barata não vai, você não vai,edilza não vai
quem vai?

Anônimo disse...

Nunca vi tanta contradicão, falou falou e não disse nada, era melhor dizer assim Não vou para não dar ibope a ela. pronto, era mais honesto

Anônimo disse...

Bravo! Não devemos se meter com esta gente, poderemos pegar os vicios e atitudes deles.

Anônimo disse...

Seu espaço, entendo que houve contradição nessa nota. Entendo também o quanto se quis ser cordial. Nãocomungo da opinião do anônimo das 09:45. Para sermos honestos não há necessidade de sermos deselegantes ou grosseiros.
Em sua nota, você argumenta:
"nada mais improdutivo de que entrevistas coletivas, com ou sem café da manhã...São improdutivas tanto para o entrevistado como para o entrevistador...Resultado: entrevistas coletivas, quando ocorrem durante cafés da manhã, acabam sendo isto: apenas um café da manhã...Merecem, sem qualquer dúvida, ser ressaltadas como das mais positivas tanto a iniciativa de Secom, em reunir os blogueiros, como a disponibilidade da governadora em recebê-los...E um bom café da manhã à governadora Ana Júlia e aos colegas blogueiros que com ela estiverem nesta manhã"
Ora, se as coletivas não servem pra nada, porque a iniciativa seria das mais positivas ? Na realidade, se as coletivas nessas ocasiões só servem mesmo para o "café da manhã", não vejo como possam ser tão proveitosas, a não ser pelo próprio café, rss.
abs

Anônimo disse...

Assino em baixo, PB!!!

Faça como a Yoani Sánchez fez com Raúl Castro - mande as perguntas pelo teu blog e vamos ver se ela responde alguma, inclusive sobre os kits da SEDUC. (Raúl Castro não respondeu, até agora, a Yaoni, ao contrário de Obama).
Além disso, esse café me cheira mais à uma tentativa de cooptação.

Parabéns!!!

Anônimo disse...

alguém sabe notícias do café da manhã?

Anônimo disse...

È engraçado isso...na hora de criticar o Governo - e os kits escolares, por exemplo - o blog sabe bem fazer longos e longos posts, mas na hora em que poderia estar frente a frente com a governadora para perguntar estas e outras questões que mais lhe aprouver, cai fora com o discurso de que as coletivas são improdutivas, superficiais e etc... Ora, de fato não há espaço para esmiuçar temas em todos os seus detalhes, mas você também há de concordar que o jornalista - ainda que não tenha sua resposta satifeita à contento - tem o direito de perguntar o que quiser, isso é, se tem realmente o desejo de fazê-lo.
Mas para alguns mesmo é mais fácil evitar este bom combate e se esconder no seu espaço virtual, onde se publica apenas o que quer.

Concordo com o anônimo das 9h45, vc falou falou e não disse a não ser que não queria dar ibope para governadora...