No AMAZÔNIA:
A Universidade da Amazônia (Unama) fez, ontem, a escolha do novo reitor. O eleito pelos mantenedores da instituição, em reunião fechada, foi o atual vice, professor Antônio Vaz. A instituição se manifestará sobre a mudança hoje à tarde. Os mantenedores da instituição que participaram da escolha do novo reitor foram os professores Édson Franco, Antônio Vaz, Etiane Arruda, Marluce Viana, Paulo Batista e Ana Paula Mufarrej.
O atual reitor, Edson Franco, terá seu mandato encerrado no domingo, 22. No dia seguinte, Antônio Vaz tomará posse para um mandato de quatro anos. O vice dele será o professor Henrique Heidtmann.
A decisão será apresentada hoje ao Conselho Universitário da Unama. O órgão é formado por 24 membros, entre eles o reitor, o vice, pró-reitores, diretores de centros, representantes dos coordenadores de cursos, representantes dos professores, funcionários, alunos e ex-alunos e representantes da entidade mantenedora.
A comunicação ao conselho é apenas para homologação da mudança na administração, não cabendo aos membros decidir qualquer alteração na escolha.
O reitor escolhido trabalha como vice de Édson Franco há 16 anos, mas a relação entre os sócios já levou Franco a renunciar ao cargo máximo da instituição em agosto do ano passado. A causa seria a discordância da proposta de venda da universidade.
Franco acabou sendo reconduzido ao cargo em outubro de 2008. Já este ano, no dia 6 de outubro, ele obteve da Justiça uma liminar para que Paulo Batista, sócio e diretor financeiro da instituição, fosse afastado do cargo.
A justificativa de Franco, acolhida pela juíza da 9ª Vara Cível da Capital, Elena Farag, foi que a atuação de Batista estava comprometendo o funcionamento da instituição, pois, entre outras coisas, ele não teria indicado o componente para o Conselho Fiscal.
2 comentários:
Blogger
Em outro sitio deste blog consta que a venda está definida pelos sócios do Moderno e pelo Edson.
E os outros, não vão vender?.
Isto precisa ficar esclarecido, afinal, por conta disso, o Prof. Edson forçou até uma decisão da justiça para manter-se no cargo de Reitor, do qual havia renunciado.
Que embroglio??
Parabéns aos novos dirigentes, Professores Antônio Vaz e Henrique Heidtmann.
Finalmente a maior universidade particular do Norte vai retornar a normalidade, com prudência e competencia, sem falsidades e irresponsabilidades.
É o fim da era FRANCO. Que triste fim!
Postar um comentário