sábado, 21 de novembro de 2009

Ação provoca tumulto

No AMAZÔNIA:

Agentes das secretarias municipais de Urbanismo (Seurb) e Economia (Secon) envolvidos em operações de readequação urbana tiveram de encarar tumulto à manhã de ontem, no bairro da Pedreira, em Belém. Proprietário e funcionários de uma loja de autopeças situada próximo à esquina da avenida Pedro Miranda, com a travessa Alferes Costa, atearam fogo em pneus e tentaram fechar a avenida, em protesto contra a retirada que fiscais da Seurb fizeram de sucatas que estavam irregularmente na via. A situação só foi controlada depois que uma guarnição do Grupamento de Ações Táticas (GAT) da Guarda Municipal de Belém (GMB) foi ao local.
O acesso à Pedro Miranda chegou a ficar difícil por alguns minutos. Segundo o GAT, no entanto, ninguém chegou a ser detido. O protesto se iniciou por volta das 10 horas depois que agentes da Seurb começaram a retirar veículos sucateados e peças que estavam estacionados nas calçadas e no acostamento da avenida. A medida é em cumprimento de legislação que impede o depósito permanente de material como esse no meio da rua.
Também houve insatisfação por parte de alguns moradores em relação à retirada dos outdoors da avenida. Agentes e fiscais da Secon fizeram a remoção de propaganda visual ao longo do dia na Pedro Miranda e em outras avenidas movimentadas da cidade. Um morador de um prédio situado na esquina da Pedro Miranda com a travessa Enéas Pinheiro, que prefere não se identificar, disse ter sido surpreendido pela ação. 'Já tinha lido na imprensa, mas ninguém avisou nada. Hoje chegaram aqui para tirar um outdoor que fica no prédio e fizeram o maior estardalhaço, uma barulheira sem fim', reclamou.

Nenhum comentário: