domingo, 7 de setembro de 2008

Bandidos planejavam assaltar comitê de Helder Barbalho

No AMAZÔNIA:

Seis pessoas foram presas, ontem, em Ananindeua, acusadas de planejar e executar assaltos na Região Metropolitana de Belém e compor uma 'empresa' de venda e distribuição de drogas na área do Jaderlândia. O grupo planejava assaltar o comitê central de campanha do candidato a reeleição à prefeitura de Ananindeua, Hélder Barbalho, localizado na avenida WE-31, Cidade Nova 5, quando foi detidao pela polícia, no início da tarde de ontem. Três armas e aparelhos de celular foram apreendidos com os acusados, que esperavam, em frente ao prédio, o momento certo para realizar o assalto.
Uma mulher que diz trabalhar como 'bandeirante' no comitê do atual prefeito de Ananindeua também foi presa. Segundo a polícia, ela repassou informações aos bandidos sobre o pagamento dos cabos eleitorais no comitê, marcado para ontem, e forneceu aos integrantes da quadrilha camisetas da campanha do candidato. À polícia, Edilene do Socorro Ferreira dos Santos negou participação no plano e disse não conhecer as outras cinco pessoas detidas.
Os acusados confirmaram que o assalto planejado para ontem deveria ter se realizado na quarta-feira passada, dia 3. O plano foi adiado porque o pagamento que deveria ter sido feito naquele dia atrasou, e não havia dinheiro no prédio.
Alcides José Souza das Dores, de 33 anos, conhecido como 'Barcarena', é apontado pelas investigações como o líder do grupo. Ele carregava uma das armas apreendidas e havia chegado de moto ao comitê, por volta de 12h30, meia hora antes da ação da polícia.
Alcides confirmou já ter passado onze anos na cadeia por ter cometido um assalto a uma agência dos Correios no município de Muaná. Ele diz que 'a vida de crime ficou no passado', mas que precisava da arma para se proteger. Segundo a polícia, o mais velho do grupo planejava as ações da quadrilha e comandava a atividade com drogas no Jaderlândia.
'Eles não são grandes traficantes. Faziam o transporte, comprando do grande e levando para o usuário. A gente estava atrás deles há mais de um mês e tomamos conhecimento de que eles iriam assaltar o comitê, na hora do pagamento dos funcionários', diz o delegado João Bosco, diretor da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), ligada à Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DRCO).
Wilson Souza Ferreira, de 19 anos, Devison Correa Pereira, 20, Éder Borges dos Santos, 24, e um adolescente de 17 anos completam a lista de acusados. Eles estavam na calçada do comitê, em duas motos, e planejavam roubar um carro, como confirmou Alcides.Ação- Há pelo menos um mês, o grupo era monitorado pelo delegado Hennison Azevedo, da DRE, por manter, na área do Jaderlândia, um esquema de venda e distribuição de drogas. Segundo o delegado, quando as ações de repreensão da polícia sobre o tráfico na área afastavam os clientes, o bando se dividia para cometer assaltos e manter o negócio. 'Eles funcionavam como uma empresa. Quando a droga estava dando dinheiro, eles trabalhavam nisso. Quando estava fraco, eles iam assaltar, tanto em Belém quanto em Ananindeua. A gente tem informações de que eles cometeram vários assaltos em Belém, como roubo de carros e roubo de lojas e farmácias', comenta delegado Hennison.
Informações não confirmadas dos investigadores da DRCO dão conta de que dois dos rapazes presos ontem assaltaram, no início da manhã de ontem, a uma farmácia Big Ben localizada na Guanabara. Um deles, Devison Correa Pereira, carregava na cintura uma das armas apreendidas.

Nenhum comentário: