quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Rússia e Geórgia cessam fogo

Em O GLOBO:

Após seis dias de um conflito que teria deixado duas mil vítimas e 100 mil refugiados, Rússia e Geórgia aceitaram ontem os princípios de um acordo de paz mediado pela União Européia (UE). O anúncio do pacto foi feito horas depois de o presidente da Rússia, Dmitri Medvedev, ter ordenado um cessar-fogo, afirmando que a Geórgia já fora "suficientemente punida" pelo bombardeio de civis na região separatista da Ossétia do Sul.
O acordo de seis pontos foi alcançado depois de várias horas de uma negociação liderada pelo presidente da França, Nicolas Sarkozy, que ocupa também a presidência da UE. Ele teve uma tensa reunião com Medvedev e com o premier do país, Vladimir Putin, em Moscou, iniciada pouco depois de um encontro entre os líderes russos e o líder separatista da Ossétia do Sul, Eduard Kokoity. Antes da reunião com o francês, Medvedev anunciou:
- Tomei a decisão de encerrar a operação para forçar as autoridades georgianas à paz. A operação atingiu o objetivo: a segurança para as tropas da missão de paz e para os civis foi restaurada — disse ele. — O agressor foi punido, sofrendo grandes perdas.

Mais aqui.

Nenhum comentário: