sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Paysandu garante a vaga na Terceira Divisão

No AMAZÔNIA:

A ameaça da Série D ficou para trás e o sonho de disputar a Segunda Divisão em 2009 está mais vivo do que nunca. Na noite dos atacantes Léo Guerra e Balão, o Paysandu garantiu a classificação antecipada à terceira fase da Série C do Campeonato Brasileiro e desbancou o Águia de Marabá, ontem, no Mangueirão. De quebra, manteve 100% de aproveitamento em Belém - empatou na estréia, por 0 a 0, com o Bacabal-MA, em Cametá. E para não quebrar a rotina, a equipe do técnico Dário Lourenço não teve vida fácil e por pouco não viu três pontos se transformarem em apenas um. Por duas vezes teve que correr atrás da vantagem, mas acabou vencendo a 'decisão', por 3 a 2.
O resultado deixou o Paysandu na liderança no Grupo 18, com dez pontos. Apenas um a mais que o Águia e três que o Sampaio Corrêa-MA, que ontem venceu o lanterna Picos-PI por 2 a 0. O time piauiense, com apenas três pontos, já está eliminado. E como Águia e Sampaio se enfrentam na última rodada, em Marabá, apenas um deles poderá alcançar os dez pontos, o Papão já está garantido na próxima etapa da competição.
Depois do jogo no Mangueirão, o Paysandu terá nove dias para se preparar antes do jogo diante do Picos-PI, fora de casa, dia 6 de setembro, quando tentará um novo triunfo para garantir a liderança da chave. Para a partida, Dário Lourenço não poderá contar com o lateral-direito Boiadeiro, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Jucemar será o substituto.
Já o Águia, que receberá o Sampaio, em Marabá, pela última rodada, continua dependendo de apenas um empate para passar à terceira fase da Série C.
Mais de 14 mil bicolores acompanharam, ontem à noite, um jogo emocionante no Mangueirão. O primeiro tempo começou equilibrado. O que se viu nos 20 minutos iniciais foi um verdadeiro rali, pegando emprestado o termo do vôlei. O Paysandu forçou o goleiro Ângelo a fazer pelo menos duas grandes defesas - uma com Fabrício e outra com Léo Guerra - em menos de cinco minutos. O Águia, jogando principalmente pela direita, quase marcou com Gustavo e João Pedro, que substituiu Ciro, vetado nos vestiários.
Daí em diante, no entanto, o Paysandu passou a dominar a partida e a criar as melhores oportunidades. Em uma delas, aos 33 minutos, o meia Fabrício recebeu lançamento na esquerda, cortou para a perna direita, observou a entrada de Léo Guerra e cruzou na medida para o cabeceio do centroavante, no canto direito de Ângelo.
Mas a resposta do Águia foi imediata. Dois minutos depois, Admilton falhou na cobertura de um lançamento na direita da defesa bicolor e Aleílson aproveitou para tabelar com Soares e, da entrada da área, acertar o canto esquerdo de Everton.
O jogo seguiu em ritmo alucinante. O Paysandu persistiu pressionando, mas, aos poucos, o Águia conseguiu equilibrar a partida. Mas aos 41 minutos, em uma jogada de raça de Boiadeiro, que driblou dois adversários na linha de fundo e cruzou rasteiro, o lateral Gustavo acabou desviando para a própria meta. Papão 2 a 1.
No segundo tempo o jogo mudou radicalmente, muito por causa do gol no final do primeiro. Com a vantagem no placar, o Papão, que havia tomado a iniciativa durante todo o jogo e imprimido muita velocidade, passou a se preocupar com a marcação. O jogo ficou truncado e o Águia encurralou a defesa bicolor.
O Azulão pressionava a todo o momento, mas não conseguia criar chances em condições de marcar. Aí, aos 33 minutos, veio o castigo. O goleiro Ângelo saiu errado para tentar interceptar um lançamento para Balão e acabou entregando um presente para o atacante bicolor, que não teve trabalho para marcar com o gol vazio, entrando com bola e tudo. No final, depois de sofrer um gol de Gustavo, aos 43, o Bicolor ainda teve que suportar muita pressão até o último minuto para sair de campo com os três pontos e a vaga garantida.

Mais aqui.

Nenhum comentário: