quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Naka, Sarda, Dapi, Lili e Guedinho: esses jornalistas, que não são íntimos da gente, deixam-nos constrangidos


Na CNN, Daniela Lima é Dani, Eduardo de Tal (responsável pelas legendas) é Edu, Leandro Resende é e Fernando Nakagawa é Naka ou Nakinha. Em algumas situação, Dani, a apresentadora, chama os colegas de meus meninos e as colegas, de minhas lindas. Fofura total! 
Na GloboNews, Octávio Cardoso é Guedinho, Arthur Dapieve é Dapi, Eliane Cantanhêde é Lili, Nilson Klava é Nilsinho e Fernando Gabeira é Gabeirinha. Quando ainda estava por lá, Carlos Alberto Sardenberg era o Sarda.
Esses todos são jornalistas de duas emissoras jornalísticas, às quais eu assisto muito e que praticam um bom jornalismo, sem dúvida.
Mas, convenhamos, o excessso de coloquialidade, intimidade e informalidade que jornalistas demonstram no tratamento entre eles próprios, em programas de televisão, é extremamente inconveniente, inapropriado e inadequado para quem, como os telespectadores, não são íntimos de Naka, Sarda, Dapi, Lili Guedinho.
Eu, como telespectador, me sinto muito, mas muito mesmo, incomodado e constrangido ao deparar-me como jornalistas, íntimos uns dos outros, tratando-se entre si, como Naka, Sarda, Dapi, Lili Guedinho.
É que Naka, Sarda, Dapi, Lili Guedinho são íntimos uns dos outros, mas não têm qualquer intimidade comigo.
Sinto-me, sinceramente, um estranho, um intrometido, como se fosse alguém convidado para frequentar uma mesa de 20 pessoas, em que 19 tratam-se intimamente, enquanto apenas eu fico de fora daquela interação toda, porque não sou íntimo de ninguém.
Não consta do manual de quaisquer dessas emissoras que, para demonstrarem informalidade, é completamente desnecessário Naka, Sarda, Dapi, Lili Guedinho tratarem-se, perante telespectadores, como Naka, Sarda, Dapi, Lili Guedinho?
Se não consta, deveria constar.
Agora, se você, telespectador, é íntimo de Naka, Sarda, Dapi, Lili Guedinho, então pronto, parabéns pra você!

6 comentários:

kenneth fleming disse...

Concordo contigo, Paul. Lembra? Alguém que andava de fusca tinha essas intimidades, rsrsrs. Só lembro do Macron dando um esculacho num garoto, que o chamava de Macron. Macron não, disse ao garoto. Sr. Presidente Macron.
Não sou contra noticiarios mais leves, menos sisudos, mas as vezes exageram na informalidade.

Além de que a primeira pessoa do plural foi eclipsada da lingua portuguesa, substituída pela palavra "gente". Eu, tu, ele, a gente, vós, eles.

E assim, entre guedinhos, nés, tás, a lingua portuguesa vai evoluindo. Puro Darwin

Paulo Bemerguy disse...

Kkkkkkkkkkk
É verdade, "Ken".
Intimidade em excesso não se recomenda.

AHT disse...

Para conseguir e manter audiência é preciso apelar para a mediocridade e outras frescuras congênitas?

O poeta Falcão, em seus versos...

"Holiday Foi Muito

O homem nasce sem maldade
Em parte nenhuma do corpo
O homem é lobo do homem ...

O indivíduo nasce, cresce
E adentra ao mundo social e politico
Filosófico e artístico
Fica danado, letrado, inteligente e sabido..."



Anônimo disse...

Concordo plenamente com o teor da postagem. Essa postura é para oa amigos no bar. Mas o que quero ressaltar é que havia um comentário no "post", eu tive certeza que seria do meu Irmão KenFle.

kenneth fleming disse...

Caro anônimo das 16:56 -

Estás vendo como as coisas andam informais? As pessoas nem nome mais usam. Agora é anonimo das 16:56, depois o anonimo das 17:31 e por aí segue a humanidade. Outra : fiquei esperançoso, ao ler "irmão" na tua postagem, imaginando que meu querido irmão, já falecido, e quiçá leitor desse brilhante blog, tenha resolvido me visitar por linhas retas - ou tortas. Ou que minha mãe me escondeu algum segredo de suas passagens pelo Pará. Ou será que é algum Irmão Marista dos meus tempos de colégio? E KenFle, quem é?

Mais respeito entre os seres só fará bem à humanidade, agora useira em usar só emojis nas comunicações, o que me faz pensar que estamos voltando à época dos hieróglifos(já sou idoso, mas não a vivi pessoalmente, e só vi o Cometa Haley uma vez, ao contrário de alguns que já o viram por 2 vezes).

As pessoas trocaram o hábito de ler pelo de ver figurinhas. Será preciso descobrir uma nova Pedra de Roseta.

Agora, vocês já viram o nome do ex-Presidente dos Correios? Vamos lá :

Heglehyschynton Valério Marçal(confiram, não é invenção, até porque não invento nada)

Tá bom para vocês? Agora eu quero ver vocês "informalizarem" o primeiro nome dessa criatura, com todo o respeito. Respostas por carta, telegrama ou SEDEX para o Paul, ilustre dono desse pedaço.

A preguiça é a mãe de todos os emojis, viu anon?

PS : Desculpem. Não escrevi a postagem em emojis porque não sei onde achar essas criaturinhas , que se escondem dentro do meu notebook.

Anônimo disse...

Ramon Bentes