quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

No Mundial de Clubes, um exemplo didático da injustificável soberba brasileira

Al-Hilal comemora a vitória por 3 a 2 sobre o Flamengo: os brasileiros soberbos não contavam
com isso. Isso é um problema do futebol? Não. É um problema dos brasileiros soberbos.
Não tenhamos dúvidas: em termos de futebol, nós, brasileiros, evoluímos - ou seria involuímos? - de vira-latas para arrogantes, de vira-latas para excelências da soberba.
Foi o tricolor Nelson Rodrigues quem, no final dos idos da década de 1950, reclamou que os brasileiros sofriam do que ele chamou de "complexo de vira-latas", um complexo espantoso de inferioridade que precisavam superar.
Superamos. E assumimos uma soberba incrível. Além de incrível, uma soberba antipática e injustificável.
Como todo bom telespectador compulsivo de programas esportivos, assisti atentamente, em vários canais, aos debates que antecederam o Mundial de Clubes, disputado agora no Marrocos.
Em todos os debates, com as exceções que confirmam a regra, o Flamengo era considerado, era referido, digamos assim, como o finalista do Mundial, muito provavelmente contra o Real Madrid. Tipo assim: será o Flamengo e outro. Era mais ou menos assim.
Alguns coleguinhas, mais comedidos, ou menos rubro-negros, se quiserem, ainda se permitiam alertar:
- Mas olhem, o Al-Hilal é um bom time, é uma espécie de Real Madrid do Oriente Médio e da Ásia. O Flamengo precisa ficar esperto.
Pois é. O Flamengo não ficou esperto. Tomou uma peia de 3 a 2 do Al-Hilal e agora precisa ficar esperto para não perder a disputa do terceiro lugar e voltar zerado para a terra dos soberbos.
Isso aconteceu apenas com o Flamengo?
Não.
A mesmíssima coisa, ou seja, a derrota ainda nas semifinais, já foi um feito alcançado por Internacional, Atlético-MG e Palmeiras.
Então, por que, afinal de contas, brasileiros soberbos agem, pensam, torcem e formulam suas especulações como se fosse quase automático os times brasileiros chegarem à final do Mundial de Clubes?
Por que, afinal de contas, brasileiros soberbos se consideram como a excelência do futebol mundial? Não temos mais essa excelência. Não temos mais essa supremacia. Infelizmente, não.
Então, fiquemos espertos e não nos deixemos trair pela soberba.
Se continuarmos assim, seremos vítimas da própria soberba.
O Flamengo que o diga.

3 comentários:

Anônimo disse...

O Bozzonaro foi soberbo e o Barba encaçapou 2 bolas nele.

Anônimo disse...

Se em 2019 o Flamengo não conseguiu levar o mundial tendo o Jesus como técnico, em 2023 com o Judas vai ganhar?, ah fala sério!

Anônimo disse...

Sem falar na tal de janja com a camisa 13 do Mengão, num ganhou mais uma final.