sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

"Numa guerra, a primeira vítima é a verdade." Não sei quem disse. Mas, quem o disse, não fez mais do que dizer a verdade.

Imagens divulgadas por Estados Unidos e Otan mostram tropas russas que estariam
estacionadas na área fronteiriça com a Ucrânia. A Rússia diz que é mentira. Quem diz a verdade?

Numa guerra, a primeira vítima é a verdade.

Essa máxima foi dita há uns 100 anos. Todo mundo, eu acho, conhece-a.

Sei lá quem a disse. Muitos a atribuem ao senador americano Hiram Johnson (1866-1945).

Mas, se não foi ele, quem a disse não fez mais do que cunhar uma verdade.

Há mais de dois meses, acompanho atentamente as informações sobre essas tensões - perigosíssimas, vamos admitir - entre Rússia e Ucrânia.

Há dois meses, todo dia, o dia inteiro, deparo-me com afirmações que, de tão contraditórias, implausíveis e inadmissíveis (algumas vezes, até risíveis), têm toda a aparência de ser mentiras; ou por outra, são informações que esmagam a verdade e a tornam a grande vítima nesse estado belicoso.

Agora mesmo, no Jornal Hoje, temos a informação de que separatistas russos estão saindo em massa de Donetsk, que se autoproclama uma república pró-Rússia, porque garantem que uma invasão da Ucrânia é iminente.

O que diz a Ucrânia? Que não tem a intenção de invadir Donetsk.

Nas últimas três semanas, países ocidentais, sob as vozes dos Estados Unidos e da Otan, a aliança militar pró-Ocidente, têm anunciado como iminente uma invasão de tropas russas à Ucrânia. Algumas informações chegam a marcar dia e hora.

O que diz a Rússia? Que não pretende invadir a Ucrânia.

Há mais de uma semana, com base em imagens de satélite, EUA e Otan acusam a Rússia de aumentar suas tropas e seus contingentes às próximidades da fronteira com a Ucrânia.

O que faz a Rússia? Exibe imagens de seus comboios militares voltando para casa.

Há umas três semanas, a Rússia acusa a Otan de estar fazendo justamente aquilo que a Otan acusa os russos de fazer: estaria aumentando contingentes nos países fronteiriços à Rússia.

O que dizem os EUA e a Otan? Que é mentira.

Há umas quatro semanas, EUA e Otan sustentam que a Rússia está à procura de um pretexto, nem que seja falso, para invadir a Ucrânia.

E os russos, o que dizem? Que essa acusação não se sustenta. E contra-ataca: os EUA e a Otan, eles sim, é que estariam criando um clima de histeria para estimular a guerra.

Nesta quinta-feira (17), autoridades ucranianas informaram que um grupo de separatistas pró-Rússia, apoiados pelas forças armadas de Vladimir Putin, atacaram uma escola infantil em Luhansk, localizada no leste ucraniano e dominada por rebeldes separatistas.

Quem atirou primeiro? Para os rebeldes, foram os ucranianos; para os ucranianos, foram os rebeldes.

Numa guerra, a primeira vítima é a verdade.

Sei lá quem disse isso.

Mas, quem o disse, não fez mais do que dizer a mais pura verdade.

Nenhum comentário: