domingo, 26 de abril de 2020

Sespa autoriza o uso de hidroxicloroquina, cloroquina e azitromicina até em pacientes que apresentam quadros moderados de Covid 19



Médicos, hospitais e postos de saúde em todo o estado do Pará já estão autorizados a aplicar os medicamentos hidroxicloroquina, cloroquina e azitromicina não apenas em pacientes graves, como já preveem protocolos do Ministério da Saúde, mas naqueles que apresentam o início dos sintomas da Covid-19.
A adoção do novo protocolo médico foi comunicada no final da noite deste sábado (25) pela Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), através de sua conta no Twitter, e confirma informação do Espaço Aberto publicada há duas semanas, de que médicos de Belém já haviam começado a aplicar os medicamentos em pacientes que apresentavam sintomas moderados, ainda que, àquela altura, o Ministério da Saúde só recomendasse esse procedimento nos casos mais graves.
De acordo com a Sespa, os remédios poderão ser ministrados a pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19, no início dos sintomas e após o descarte de doenças, como H1N1 e outras influenzas.
Também poderão receber os remédios pacientes com quadro definido (tosse, falta de ar e outros sintomas característicos) que podem evoluir ou não para o quadro que indiquem internação, além de pessoas que já se encontrem em estado crítico que requeira cuidados intensivos e que necessitem de ventilação mecânica.
“Em todos os contextos, a prescrição cabe ao médico em decisão compartilhada com o paciente (ou familiar) após a explicação sobre a falta de comprovação de qualquer benefício ao tratamento da Covid-19 e dos efeitos colaterais”, alerta a Sespa.

3 comentários:

Pedro do Fusca disse...

Se renderam a receita do Presidente Bolsonaro, quantas vidas se foram por teimosia. Se não sabemos de nada e algumas pessoas usaram e se deram bem porque negar este tratamento? Questão política simplesmente. Este tal de Dr Uip se curou com esta medicação e não quiz dizer porque é empregado do Doriana. Nesta hora devemos deixar a politicagem de lado e cuidar da saúde das pessoas.

Anônimo disse...

Receita do presidente? Ele é médico agora? Kkkkkkkk

Alda disse...

Agra q resolveram liberar os medicamentos, como vai ser p chegar até aos médicos p consultar e pegar a receita, já q não tem atendimento?