sábado, 26 de janeiro de 2019

E as sirenes, por que não soaram?


Também tem isso.
Está em O Globo deste sábado (26).
Nenhum acidente é completamente um acidente.
Nenhum.
A barragem de Brumadinho, dizem as vozes oficiais da Vale, tinha passado por auditoria recentemente e nada foi detectado lá que permitisse supor o o rompimento que deve ter matado centenas de pessoas.
E as sirenes?
E o sistema de alarme completo?
Alguém os submeteu a auditorias e inspeções irregulares?
Por isso, repita-se: nenhum acidente é completamente um acidente.

3 comentários:

AHT disse...

Seriam esses crimes e tragédias resultantes de negligências, incompetências e até mesmo da corrupção e certeza da impunidade?

25/01/2019 - Brumadinho (MG), tragédia ambiental causada por lama e dejetos tóxicos lançados pelo rompimento de barragem. Entre 300 a 350 pessoas estão desaparecidas. Já constatadas 11 mortes (26/01/2019, 16:00 h). Há dezenas de feridos.
Fevereiro/2018 - Barcarena (PA), tragédia ambiental. O artigo Risco de Brumadinho se repetir em Barcarena: MP entregou à Hydro o poder de contratar “auditoria independente”, publicado nesse Blog, mostra claramente a realidade desse desastre ambiental que afeta a saúde de milhares de pessoas, a fauna e a flora dessa importante região do Estado do Pará.
05/11/2015 - Mariana (MG), 19 mortos e centenas de desabrigados. Na época considerado o maior desastre ambiental do Brasil, atingindo os Estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Mais de três anos já se passaram e as vítimas desabrigadas não foram reassentadas, além de vítimas doentes e sem a devida assistência. “Responsabilização das empresas é muito difícil”, disse um promotor que atuou no caso desse desastre ambiental.
25/01/2013 - Boate Kiss, Santa Maria (RS), 242 mortos e 636 feridos. Ministério Público do Rio Grande do Sul processou um grupo de familiares das vítimas e liberou de qualquer responsabilidade as autoridades públicas (Fonte: site da EBC, 25/01/2019). Seis anos após: as famílias das vítimas continuam lutando pelo julgamento dos responsáveis pelo incêndio.

Luiz Mário de Melo e Silva disse...

INTERVENÇÃO FEDERAL NA VALE, JÁ!

AHT disse...

Há de se perguntar:

# Nessas tragédias, listadas acima, além de outras já ocorridas no Brasil, a corrupção e a certeza da impunidade são as duas principais causas e, portanto, crimes?

# Ou, preponderantemente, acidentes causados por falhas humanas decorrentes de negligência, incompetência e, portanto, fatalidades?

-------------------------------------------------------------
”Soy latino-americano e nunca me engano...”
Tragédias e momentos de exacerbada indignação
(Momentos de confronto entre a autoimagem e a nua e crua realidade de uma nação?)

Temos fé
(Há controvérsias... cada um é cada um)

Somos esperançosos
(Aliás, temos até um bordão: “Brasileiro, profissão esperança”. No entanto... como toda regra tem exceção, há momentos de desesperança em meio à exacerbada indignação motivada por tragédias, violência e crimes causando números recordes de vítimas fatais, bilhões roubados dos cofres públicos, serviços públicos essenciais em estado de calamidade pública, etc)

Somos pela lei e a ordem
(Contudo... diante de “atenuantes que possam considerar certos ‘malfeitos’¹ com possíveis indícios que teriam sido praticados sem a intenção de cometer danos”, depois de declarações e discursos esclarecedores dos mandatários, além de pareceres técnicos e opiniões favoráveis divulgadas pela mídia regiamente paga, a “razão coletiva” é levada a concordar: “No caso dessa tragédia, não há outra saída para os representantes dos Três Poderes, a não ser optar por decisões e acordos que garantam a continuidade de empreendimentos geradores de empregos e de receitas, evitando-se outros graves problemas sociais...”)

O Brasil não é um país sério
(Que o Brasil, por culpa da classe política, corruptos e conformismo de seu povo, tenha a fama de não ser um país sério, a grande maioria dos brasileiros já ouviu e repetiu isso. Mas dizer que o grande estadista francês Charles de Gaulle teria dito isso quando visitou o Brasil, aí já é sacanagem demais!)

-------------------------------------------------------------------
¹ Malfeitos: crimes.