terça-feira, 29 de agosto de 2017

Perfil acadêmico


Do leitor do blog e jornalista Francisco Sidou, por e-mail:

A propósito das quatro vagas existentes na Academia Paraense de Letras (APL) , um amigo acadêmico me confidenciou desejo de lançar meu nome. Agradeci, mas desestimulei-o de pronto.
Ele então me confessou que, comentando seu propósito com um de seus pares, este também o havia desestimulado, embora reconhecendo que "o Sidou escreve bem, tem livros publicados, é bom jornalista, mas não tem perfil acadêmico."Acertou em cheio.
Efetivamente, não tenho a menor vocação de sair pedindo votos no famoso "beija-mão" aos "imortais" para disputar uma vaga de acadêmico na APL. Nem possuo aquele "verniz" indispensável para frequentar os salões dos palácios em eventos sociais ou culturais fingindo amizades e dando tapinhas nos ombros de "gente importante", como fazem políticos e alpinistas sociais "caras-pálidas". Nem a menor vontade de vestir fardões com galardões e espada , além de tomar chá das cinco.
Prefiro o Licor de Jambu da Confraria da Jamburana, lá na Terra do Meio, que tem como "Magnífico Reitor" o nosso guru André Costa Nunes e como mestre sem cerimônia o grande cartunista artista paraense/universal JBosco.
No mais, arrisco um palpite: o prefeito/poeta de Belém, Zenaldo Coutinho, será o candidato mais votado para a cadeira antes ocupada (de Brasília) pelo ex-senador, ex-governador e ex-comandante militar, Jarbas Passarinho. O prefeito/poeta certamente tem perfil acadêmico...Como também o tinha o prefeito de Sucupira, Odorico Paraguassu, eleito por unanimidade para a Academia Sucupirense de Letras...

4 comentários:

Anônimo disse...

Gostei. A APL que fique com seus Zenaldos e as redes, que são mais vivas, com os Sidou e assemelhados.

Kenneth

Anônimo disse...

ZENALDO É O MELHOOR

Anônimo disse...

Uma vez o governador do Amazonas, Gilberto Mestrinho, foi procurado por um sujeito que estava querendo virar Secretário de Estado.
O sujeito indagou-lhe: - Governador, estão dizendo por aí que o senhor vai me colocar como Secretário de governo. O que digo a esse pessoal?
O Governador respondeu-lhe: - Que você foi convidado e não aceitou.

Anônimo disse...

Desculpe, mas o protagonista desta lenda da política foi Tancredo Neves quando eleito governador de Minas Gerais. Gilberto Mestrinho ficou mais conhecido como o Boto Tucuxi, apelido que lhe dado pelo grande escritor amazonenses, Márcio de Souza, em seu livro com o mesmo título. Amazonino Mendes é o Jader Barbalho do Amazonas.