quarta-feira, 21 de junho de 2017

Comissão de Segurança Pública conclui relatório sobre mortes em Pau D’Arco

A Comissão Permanente de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Pará concluiu o relatório acerca do confronto envolvendo policiais militares e posseiros na fazenda Santa Lúcia, no município de Pau D’Arco. O documento é fruto de diligência feita pelo presidente da Comissão, deputado estadual Coronel Neil, pelo vice-presidente da Comissão, deputado estadual Soldado Tércio, pelo deputado federal Delegado Éder Mauro e representantes sindicais das policias Civil e Militar.
Aprovado por unanimidade durante reunião dos membros da Comissão, na manhã desta terça-feira, além de fazer um apanhado histórico dos conflitos existentes na área, o documento reúne uma série de documentos que comprovam o clima de constante tensão naquela região, informações sobre as pessoas mortas em enfrentamento na fazenda Santa Lúcia – seis dos dez mortos em confronto estavam com mandados de prisão decretados pela justiça acusados pelos crimes de homicídio, associação criminosa, incêndio, entre outros – relatos de sobreviventes de uma emboscada ocorrida no dia 23 de abril e apresenta sugestões ao Poder Executivo.
Entre as sugestões está o prosseguimento nas demais investigações referentes às ocorrências anteriores à data do conflito naquela área, inclusive que sejam solicitadas as preventivas que foram revogadas e tantas quantas forem necessárias para evitar novos conflitos na região.
“O objetivo do trabalho da Comissão não é determinar o que aconteceu naquele dia, e sim, fazer uma apanhado de informações no intuito de auxiliar nas investigações promovidas pela Polícia Civil e pelo Ministério Público. Para isso trouxemos à luz um olhar sob um ângulo diferente do ocorrido. Apenas ter como base o relato embargado pela emoção de familiares e amigos da vítimas é perigoso e inconclusivo. Antes de falarmos em massacre e execuções devemos aguardar o conclusão das investigações que invariavelmente dependem das conclusões periciais”, pondera o deputado estadual Coronel Neil.
Após a aprovação do relatório pela Comissão de Segurança Pública, o documento foi imediatamente entregue ao governador do Estado em exercício Zequinha Marinho. O próximo passo será a entrega do relatório ao Ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, e à deputada federal Elcione Barbalho, líder da Comissão Externa da Câmara dos deputados que acompanha as investigações sobre as mortes na fazenda Santa Lúcia.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Um comentário:

Anônimo disse...

Perguntar não ofende:
- "houve troca de tiro intenso, fomos recebidos a bala, ..."e nenhum tiro dos
posseiros acertou nem de raspão nos pm, nem num colete?!
- por quê trataram logo de remover os corpos, alterando todo cenário do incidente?

aguardemos alguém isento explicar....