quarta-feira, 6 de abril de 2011

Petição quer suspensão da licença de Belo Monte

A comunidade Instituto Maria Nonato botou no ar uma petição pública que apela à presidente Dilma Rousseff a suspensão administrativa da licença de instalação da hidrelétrica de Belo Monte.
Segundo a petição, todo o "processo de licenciamento está revestido de polêmicas jurídicas, com ações judiciais questionando, inclusive, a qualidade e a quantidade das audiências públicas e até a própria licença de instalação recentemente suspensa por decisão judicial."
Para assinar a petição, clique aqui.

A íntegra, você lê aí embaixo.

----------------------------------------------------
Considerando o início das obras de construção do Aproveitamento Hidrelétrico de Belo Monte pelo consórcio Norte Energia – NESA, um empreendimento com capacidade instalada de 11.231,1 MW, cujo o reservatório ocupará uma área de 516 quilômetros quadrados, nos municípios de Vitória do Xingu, Altamira e Brasil Novo.

Considerando que as obras liberadas trarão impactos ambientais e sociais que serão suportados pelas populações de onze municípios paraenses da região do Xingu, dentre eles: aumento de população em aproximadamente cem mil pessoas; redução da vazão de cem quilômetros do Rio Xingu, na conhecida Volta Grande; pressão sobre os equipamentos urbanos de saúde, educação, coleta e tratamento de lixo, segurança pública; desmatamento e afugentamento de fauna; alagamento de áreas urbanas e rural, atingindo dezoito mil pessoas; alteração na vida econômica de pessoas que retiram sua sobrevivência do Rio Xingu; alteração no modo de vida das populações indígenas, em especial o povo Arara da Volta Grande, o povo Juruna da Aldeia Paquiçamba e do Km 17.
Considerando que todos impactos foram estudados e as formas de superação ou mitigação estão previstas em programas do EIA/RIMA e nas condicionantes do licenciamento prévio e de instalação, que fiscalizar e apoiar a população no fiel cumprimento destas condições é de fundamental importância para evitar que o Estado do Pará seja penalizado e tenha que arcar com as consequências deste empreendimento.
Considerando que todo processo de licenciamento está revestido de polemicas jurídicas, com ações judiciais questionando, inclusive, a qualidade e a quantidade das audiências públicas e até a própria licença de instalação recentemente suspensa por decisão judicial.
Os cidadãos abaixo identificados requerem a S. Excia, presidenta da República Federativa do Brasil, Dilma Rousseff a suspensão administrativa da Licença de Instalação n.º 770/2011; e a imediata criação do Grupo Interinstitucional previsto na condicionante 2.2 da Licença Prévia, sugerindo que do grupo façam parte as seguintes instituições ou entidades: OAB, MPF, MPE, FIEPA, Fort Xingu, Governo do Estado do Pará, Consórcio de Prefeitos, Sindicato dos Urbanitários, Federação dos Trabalhadores e Movimento Xingu Vivo Para Sempre

Os signatários

Um comentário:

Anônimo disse...

Prefiro a hidrelétrica do que Usina Nuclear. Chega de gringo estar ditando as regras por essas bandas. Eles já patentearam o principio ativo do Jambú e agora estão de olho na citocianina do Açai. Será que tem gente que só faz acender vela pra estranja? Os EUA nem assinaram o tratado de Kioto e ainda vem cineasta e ex-governador americano chamar a amazônia de México? Vocês tão brincando!Assim não é mais Xingú Vivo, mas Xingú Deles.