domingo, 29 de março de 2009

No livro de Sergio Barra, a celebração e o ápice da vida

Professor, médico, remista, bom papo e grande caráter, Sergio Barra, que há mais de 50 semanas, sem faltar uma vez só – a não ser nas eventuais e poucas ausências do blog -, tem seus artigos publicados no Espaço Aberto todos os domingo, agora inclui em seu currículo o de autor de “A Lógica das Sinapses – Crônicas de um Cérebro em Tuburlência”.
O livro, que saiu do forno há pouco, num trabalho de Sette – Editora, Comunicação & Design, será lançado na próxima terça, 31, a partir das 19h30, no terrace da sede social da Assembléia Paraense.
É um livro de crônicas, ensaios e artigos que ele, há algum tempo, vem publicando em O LIBERAL.
“Sua nova fase como cronista começou de uma simples brincadeira de bar, onde Sergio costuma entregar-se às libações alcoólicas, juntamente com este escriba”, informa o médico Antônio Pimentel, que escreve a orelha da obra.
“Este livro marca, de certa forma, a celebração e o ápice da vida de um homem digno, o que, convenhamos, anda meio em falta: Sergio Barra”, depõe o advogado Jorge Alex Athias, amigo-irmão de Sergio e que faz uma comovente apresentação do autor.
“As sinapses acionam a vida e são, sobretudo, as faíscas que detonam o conhecimento. [...] Misteriosas, as sinapses têm sua lógica: promover conexões, ligar. Em última análise, aproximar, unir. Os textos do médico e professor Sergio Barra refletem bem esse princípio, de fusão entre autor e leitor na busca da compreensão dos fatos políticos e culturais que envolvem a história da humanidade”, explica o jornalista Antonio Carlos Pimentel Jr., editor do livro.
Lá pra trás, lá na contracapa, o poster meteu o seu bedelho, num gentil convite do autor. E completa: “Sergio, nos artigos em que expressa suas opiniões, não se enclausura em conceitos definitivos que sempre são perigosos quando se parecem com sentenças – aquelas definitivas e irrecorríveis. É bom ler Sergio Barra por causa disso. Porque os diagnósticos sobre o mundo e a realidade, que ele expressa em seus textos, deixam entrever, ainda que por uma fresta, grandes possibilidades de mudarmos o mundo e a realidade. Para melhor, é claro”.
Mais do que testemunhos – ainda que todos sinceros e verdadeiros -, o bom mesmo será ler o livro de Sergio Barra.
E o melhor do melhor será estar com ele na próxima terça, lá na Assembléia da Presidente Vargas.
Todos lá.

3 comentários:

Patrícia Ventura disse...

quero identificar-me, sou a Patricia, dona da antiga panificadora no Umarizal,

Se você for o Doutor Sergio Barra, ginecologista, entre em contato comigo.

Espero que ainda lembre de mim,
Preciso de umas informações, agradeço desde já, bjos Patrícia.


Acadêmica do Curso Turismo



Email: patpv_1963@hotmail.com

Patrícia Ventura disse...

Criei o blog somente para entrar em contato, tenho outras páginas na net que depois posso mandar o link para que vc acesse, gracias...!!

Patrícia Ventura disse...

Eu soube do livro hoje dia 31/03/2010, Parabéns vc merece...