sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Ponte com duplicação inaugurada há 35 dias pelo governador Helder Barbalho sofre problemas de erosão


A Ponte União (ex Moju), inaugurada nesta sexta-feira (31) pelo governo do estado vai entrar para o Guiness Book, o Livro dos Recordes.
É o que se presume da propaganda oficial, amplamente disseminada pelos jornais de Belém e pelas redes sociais – as oficiais e as oficiosas.
Entre os supostos recordes listados, aponta-se o tempo recorde de reconstrução, em apenas nove meses, do trecho de 200 metros que desabou no ano passado, quando uma embarcação bateu numa das pilastras da ponte.
Outro suposto recorde: 600 trabalhadores trabalhando dia e noite, sem que nenhum acidente de trabalho tenha sido registrado.
Grande!
Agora, recorde por recorde, provavelmente temos um outro: em apenas 35 dias – 35 dias, repita-se – após ser inaugurada pelo governador Helder Barbalho a duplicação da ponte sobre o Rio Sampaio, em Salinas, uma de suas cabeceiras já está sendo corroída por sérios problemas de erosão.
A ponte foi duplicada juntamente com a rodovia que ela integra, a PA-144, uma estrada de 9 km que liga as praias do Faro Velho e do Atalaia. As obras foram executadas pelo governo do estado, a um custo de R$ 24 milhões liberados pelo governo federal.
Como se pode ver nas imagens desse vídeo, remetido para o Espaço Aberto, parte da cabeceira da ponte já desabou e a água da chuva e chegou a ter sua base de sustentação bastante danificado.
Nesta sexta-feira (31), os reparos já estavam em andamento (vejam na imagem abaixo, remetida por leitor do blog).
Como se pode constatar em matéria disponível na própria Agência Pará, as obras de duplicação - da ponte e da estada - mereceram o seguinte comentário do secretário de estado de Transportes, Antônio Pádua de Andrade: "É uma das prioridades do governo melhorar as nossas estradas. Aqui nesse trecho, que leva para as praias, representa uma grande mudança. Essa melhoria vai potencializar o turismo, levando fluidez ao trânsito e dando mais conforto e segurança para a população".
Alvíssaras!
Um recorde de excelência, sem dúvida.
Essa excelência será igual à da Ponte União?



Nenhum comentário: