terça-feira, 28 de março de 2017

Redes sociais viraram um escoadouros de maluquices


É como alguém já disse por aí - mais ou menos assim: o mundo ficou melhor por causa da internet, e o mundo ficou pior por causa da internet.
Troque internet por redes sociais e dá na mesma.
O pessoal aqui da redação está cada vez mais impressionado com a quantidade - avassaladora, torrencial, tsunâmica - de notícias falsas que circulam por essas redes sociais onde vicejam a irresponsabilidade e a nenhuma disposição de rejeitar spams que não têm pé nem cabeça, mas mesmo assim são replicados à farta por usuários que não se dão o menor trabalho em ler o que receber e avaliar se aquilo tem alguma lógica ou não.
Grupos de WhatsApp, por exemplo, transformaram-se em escoadouros de imundícies e maluquices sem fim, que chegam aos borbotões e são replicadas da mesma forma.
Quando este repórter externa alguma estupefação - e muitas vezes irritação - com essa incontinência verbal marcada por mentiras e doidices de toda espécie, ouve sempre a seguinte objeção: "Mas é que ninguém é jornalista pra ficar checando se as informações são verdadeiras ou falsas".
Alto lá, meus caros: você deve checar o que recebe justamente porque você não é jornalista.
Se jornalista, quem em tese dispõe de mais elementos para verificar mais facilmente o que é falso ou não, tem obrigação de checar informações que recebe, muito mais obrigação tem que não é jornalista, porque sujeito a ser vítima de enganações.
Porque se você aí, que não é jornalista, receber uma informação em corrente, dizendo que em duas horas todas as pessoas de uma cidade qualquer precisarão bater em retirada, porque a água consumida vai ser envenenada, você vai pegar suas trouxas e bater em retirada - sem rumo, sem lenço e sem documento?
Não se acredita.
E enganações acontecem a toda hora e são inacreditáveis.
Um dos zaps que sempre recebo nesses grupos, dia sim, outro também, é de uma tal entrevista coletiva que todos os ministros da Dilma dariam à Globo.
O governo Dilma já acabou faz tempo. Mas continuam mandando o zap - uma maluquice sem fim.
Outra corrente são das assinaturas em petições virtuais as mais esdrúxulas.
E fora as trilhões de mensagem caluniosas e infamantes sobre personagens - conhecidos ou não - que acabam tendo sua honra maculada por aí.
Pois é isso mesmo: o mundo ficou melhor por causa da internet, e o mundo ficou pior por causa da internet.

Nenhum comentário: