terça-feira, 5 de julho de 2016

Nas asas do atraso

Do jornalista Francisco Sidou, em seu perfil no Facebook:

Temer veta a livre concorrência para empresas de aviação estrangeiras que desejam atuar no mercado brasileiro. A proposta havia sido aprovada no Senado.
Não se trata de nacionalismo tardio, mas de pressão de alguns políticos que têm interesses em manter essa odiosa reserva do mercado dos voos comerciais e domésticos, operados por apenas por duas grandes empresas e uma de médio porte. Em sua maioria, tais políticos lobistas não usam voos comerciais nem enfrentam aeroportos lotados. Preferem os jatinhos executivos, modernos e confortáveis.
A reserva de mercado tem como principal consequência (danosa para a população brasileira) a disparidade nos preços das passagens aéreas. Tem casos em que uma viagem entre duas cidades da mesma região, no Brasil, tem valor mais alto do que uma passagem para Miami.
As empresas aéreas estrangeiras poderiam investir em linhas regionais, como na Amazônia, por exemplo, diante do desinteresse de TAM e GOL, principalmente, de entrar nesse mercado. E o preço das passagens certamente  iria diminuir diante da concorrência saudável. Venceu a cultura do atraso mais uma vez.

Nenhum comentário: