sexta-feira, 1 de julho de 2016

A Grã-Bretanha ridiculariza a si mesma perante o mundo e a História



Meus caros.
Daqui a 150 anos, daqui a mil anos, daqui a 500 séculos, nossos pósteros não estarão muito interessados em saber dos detalhes que levaram a Grã-Bretanha a votar pela saída da União Europeia.
Mas certamente estarão muitíssimo interessados nos detalhes desta comédia - que vai ganhando os contornos de quase-pastelão - que se tornou a recusa do Reino Unido em seguir a sua própria vontade.
Nossos pósteros, daqui a 1 milhão de anos, vão rir muito do ridículo, do risível, do vexatório, do constrangedor que é o Reino Unido decidir, em plebiscito, sair da UE, mas não sair.
Nossos pósteros jamais tentarão compreender, porque é incompreensível, como é que um conjunto de nações resolve sair da União Europeia, mas logo depois começa a dizer que não era bem assim.
A Grã-Bretanha pensava que podia brincar de sair da União Europeia.
Pensava que, decidindo sair, a Europa inteira fosse render-se, fosse ajoelhar-se a seus pés para, em lágrimas, suplicar-lhe que ficasse.
Pois ferrou-se (e vocês podem usar aquele verbo e conhecido verbo mais, digamos assim, informal e popular que dá no mesmo) a Grã-Bretanha.
Ao contrário, o que é que é a Europa tem dito à Grã-Bretaenha: se vocês, do Reino Unido, não nos querem, nós também não os queremos.
Ao contrário, a União Europeia tem dito claramente ao Reino Unido: saiam daqui; já daqui; espirrem fora.
Nesse sentido é que o repórter aqui já viu esse vídeo, sem brincadeira, mais de dez vezes.
É um prazer quase orgásmico (hehe) assisti-lo.
E revigorante assistirmos, no plenário do Parlamento Europeu, ao presidente da Comissão Jean-Claude Juncker, dizendo assim ao histriônico, ao irresponsável e arrogante Nigel Farage, líder do partido de extrema-direita britânico Ukip e um dos maiores defensores da saída do Reino Unido da UE:
- Esta é a última que você aplaude aqui.
E depois, dirigindo-se frontalmente para o mesmo personagem:
- Estou realmente surpreso que você esteja aqui.Você está lutando pela saída [britância da UE). O povo britânico votou a favor da saída. Por que você está aqui?"
Hehe.
Maravilha!
Porque a questão é esta: se os britânicos já decidir sair, por que não saem? Se não querem ficar, por que ficam? Por que ainda ousam ocupar assentos no plenário do Parlamento Europeu?
Que coisa mais inacreditavelmente ridícula!

Um comentário:

AHT disse...


"Pra inglês ver"

Aqui no Brasil, desde aqueles anos do século 19, quando os ingleses começaram a investir em ferrovias no Brasil, que alguém fez um comentário que se tornou em conhecido bordão: "Vamos deixar assim mesmo, dar uma empetecada na faixada dessa estação e... é só para o inglês ver da janela do trem...".

"É mentira, Dilma?"