quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Ainda mudo, IVeiga deve fazer jus à condição de "balizador"




Vejam aí.
Até o início da madrugada desta quinta-feira, transcorridas, portanto, mais de 72 horas da definição do resultado do pleito para governador do Pará, o Bilhetim, blog do professor Edir Veiga - nos últimos anos desviado por voluntária e legítima opção para as atividades de pesquisador -, continuava assim como vocês veem na imagem acima.
Continuava em ponto morto.
Em compasso de espera.
Continuava em estado inalterado desde que o professor Veiga - um odontólogo que derivou para a Ciência Política e Social, antes de enveredar pelo campo minado, minadíssimo das pesquisas eleitorais - cantou em alto e bom som no sábado, dia 25, véspera das eleições, a vitória do candidato peemedebista Helder Barbalho por quase 12 pontos (exatos 12,4), conforme aferição de seu IVeiga, que até agora ainda não disse o que aconteceu para o naufrágio dessas previsões.
Mas não apenas isso.
O professor, odontólogo, mestre em Ciência Política e Sociologia e, last but no least (último, mas não menos importante), pesquisador Edir Veiga permitiu-se, professoralmente e sentenciosamente, dizer assim, conforme você mesmo pode conferir no vídeo acima, extraído do blog dele:

"Finalizamos este conjunto de pesquisas, que esperamos estejam corretadas dentro da margem de erro. Porque a minha equipe acadêmica, a minha equipe que faz pesquisas não conseguiu errar uma pesquisa. Esperamos que tenhamos sido rigorosos e que tenhamos mais uma vez acertado os números. E o IVeiga espera ter sido o instituto que serviu de balizador para o Tribunal Regional Eleitoral, para a sociedade paraense e para a academia que aqui não se rende e não se vende."

Pronto. Falou.
Falou o professor, odontólogo, pesquisador e cientista político e social Edir Veiga.
Talvez a demora em pronunciar-se sobre as razões que levaram a um erro de 16 pontos - os 12 de sua pesquisa, somados aos quase quatro pontos de vantagem do tucano Simão Jatene sobre Helder - deve-se a especulações de todas as ordens, inclusive as de ordem odontológica, que sua infalível (conforme ele mesmo disse) equipe acadêmica certamente está compilando para oferecer as esperadas e plausíveis explicações aos leitores de seu blog.
Até porque, a atribuir-se credibilidade à alocução do próprio professor no vídeo acima, o IVeiga precisa desadoradamente, desesperadamente confirmar a sua condição de "balizador para o Tribunal Regional Eleitoral, para a sociedade paraense e para a academia".
Quanto àquele restinho da alocução, em que o mestre Edir Veiga fala em "aqui não se rende e não se vende", vish, isso é bobagem.
Ninguém quer saber disso. A rigor, não se sabe nem por que o doutor Edir foi mencionar isso.
Pra quê isso, gente!
Mas pra quê.
Mudemos, então, de assunto.
Mudando, digamos: as explicações do IVeiga.
É só o que queremos ver.
Só e somente só.

6 comentários:

Anônimo disse...

Perfeita cobrança, P&B! Irretocável, ou , como diria o guru IVeiga , infalível ...heheheheheh.
Essaa figura TEM que vir a público falar! Afinal, depois desse dilúvio pesquisatório , se impõe um esclarecimento ao distinto público.
Fala aí , Edyr Veiga!
Fala!

Anônimo disse...

Vale para o dublê de cientista político a máxima do Barão de Itararé ; "o tambor faz barulho, mas é oco".

Anônimo disse...

Pois é sumano. A pergunta que não quer calar é: por onde anda o "iveiga"???. Lá pelas bandas da UFPA ninguém sabe. A propósito, todos os dias de manhã, desde a segunda feira, eu passo lá no folhetim, digo bilhetim pra ver se o dito cujo deu sinal de vida, e nada ehehehehe. Continua quedo e mudo. Aguardemos. Certamente o dentista político, digo, o cientista político dará alguma explicação, fundamentada na pena de seu phd, como ele gosta de dizer. Enfim, seu poster, aguardemos!!!

Anônimo disse...

O Edir Veiga esta fazendo pesquisa para saber como esta a popularidade do Jeferson Lima, mas ja avisou que a margem de erro e de 16 pontos percentuais para mas ou para menos .

Anônimo disse...

Dentro dessa margem (16) aposto que ele vai errar. Querem apostar?

Anônimo disse...

Fce do edir ivegiu
Aos queridos inimigos: Estou com uma equipe ligando para todos os entrevistados de minha última pesquisa antes do segundo turno. Quero entender os motivos no erro das tendências do eleitorado.
Dentro de 08 a 10 dias darei explicações sobre o
tema......podem chacoalhar....podem tentar me desmotivar......Acreditem. ..Temos resiliência. ...Não pararemos.
Continuarei presente nas disputas eleitorais do Pará.
Ahhhh. ....devo lembrar. Como pesquisador tenho opinião é não me furtarem de emiti - las.
Quem estiver no poder será avaliado com rigor e sem trégua.