sexta-feira, 4 de julho de 2014

Neymar chama jornalista de irresponsável

Na tarde desta quinta-feira (3/7), o atacante da seleção brasileira Neymar Jr. usou sua conta no Instagram para criticar uma reportagem da Folha de S.Paulo, que cita seu pai e empresário, Neymar da Silva, como um dos integrantes da máfia da venda de ingressos da Copa do Mundo. "Jornalista mal informado e irresponsável .... Até quando vai ? Chega né .. Mostra seu potencial e vende jornal de outra forma ou melhor , falando verdades!", disse o jogador.

Crédito:Reprodução
Neymar diz que jornalista foi irresponsável em citar seu pai no esquema de venda de ingressos
Na manchete publicada na rede social, o jornal diz: "Polícia apura elo entre ex-atleta e máfia de ingressos. Dunga e Júnior Baiano devem ser ouvidos; pai de Neymar também é investigado". No entanto, logo depois da reclamação de Neymar na rede social, o texto foi substituído no portal por outra matéria com o mesmo tema: "Funcionário da Fifa é suspeito de participar de máfia de ingressos. Polícia ainda não confirmou envolvimento".

Crédito:Reprodução
Manchete apareceu modificada após reclamação do jogador
Em nota, a assessoria de imprensa  da NR Sports informou que foi procurada na última quarta (2/7) pelo jornalista Eduardo Ohata, da Folha, solicitando esclarecimentos sobre uma suposta participação do Neymar pai e Neymar Jr em esquema de compra e venda irregular de ingressos para jogos da Copa do Mundo.

Entretanto, a empresa diz que os e-mails enviados pelo jornalista eram confusos. Inicialmente, Ohata dizia que "eles estavam sendo acusados de participação nessa história", mas em outra mensagem o repórter teria mudado a versão, afirmando que o jogador e seu pai "seriam 'convocados' pelo delegado do inquérito como testemunhas em razão dos nomes deles terem sido supostamente citados por alguém que nós desconhecemos".

A assessoria rechaçou, ainda, a possível acusação contra ambos, pois não considera que "o simples fato de receber um e-mail de um jornalista levantando tal hipótese merece todo o nosso repúdio, principalmente pela ausência de informações importantíssimas para a credibilidade do assunto, questões básicas como: Qual o nome do delegado? Qual foi a real citação do nome do Neymar Jr e Neymar pai?".

A equipe de Neymar diz que não teve acesso à coletiva de imprensa na íntegra e questiona "por que em vários outros veículos onde essa coletiva foi divulgada os nomes não aparecem?". O comunicado termina dizendo que eles se sentem "no direito de pensar que nos procuraram apenas com a intenção de nos incluir, por razões que desconhecemos, nessa história apenas para nos atingir".

"Estamos cansados de termos nossos nomes envolvidos em fofocas e mentiras que não se sustentam, mas ajudam a vender jornal!!"

Com a citação do nome do Neymar pai em matéria publicada hoje pelo jornal citado temos a certeza que este jornalista e o jornal para quem trabalha passaram deste limite..."

À IMPRENSA, a assessoria do jogador disse não tomará medidas contra o jornal e o repórter, mas que repudiam a matéria.

Resposta da Folha

Eduardo Ohata, citado no comunicado do jogador, disse que apenas fez seu trabalho de apuração dos fatos. "A matéria é na verdade da sucursal do Rio. O que eu fiz foi minha função de jornalista: ouvir o outro lado. Perguntei exatamente isso: o que eles têm a dizer sobre a possível investigação do pai do Neymar. Dado o caráter passional dessa resposta, sinceramente não sei o que aconteceu", afirma.

"Ele diz que teve confusão, que não sabe como a gente conseguiu essa informação, mas o delegado [Fabio Barucke, citado na matéria] deu uma coletiva de imprensa ontem, onde falou nesses nomes. Então, se a equipe do Neymar não soube apurar direito...", explica o jornalista

Ohata diz que a mudança no título e na linha fina que aparecem no portal da Folha "não teve nada a ver" com a reclamação do atacante nas redes sociais. Segundo ele, o jornal deve emitir uma nota sobre o caso.

IMPRENSA apurou que Ohata ficou surpreso ao ver seu nome citado na nota oficial da NR Sports como o responsável pelo texto que gerou a revolta de Neymar da Silva. Ele teria dito a colegas que fez apenas o trecho sobre o posicionamento do jogador e seu pai sobre as denúncias realizadas na coletiva no Rio de Janeiro, dando oportunidade que se pronunciassem sobre o caso.

Nenhum comentário: