terça-feira, 1 de julho de 2014

Google anuncia desativação do Orkut em setembro


A partir desta segunda-feira (30/6), o Google começa o processo de desligamento do Orkut, uma de suas redes sociais mais populares no Brasil nos anos 2000. A criação de novos perfis foi bloqueada e o site deve sair totalmente do ar em 30 de setembro.

Crédito:Reprodução
Rede social deixará de existir em 30 de setembro deste ano
Paulo Golgher, diretor de engenharia do Google, fez o anúncio no blog oficial da empresa. "Ao longo da última década, YouTube, Blogger e Google+ decolaram, com comunidades surgindo em todos os cantos do mundo. O crescimento dessas comunidades ultrapassou o Orkut. Por isso, decidimos dizer adeus ao Orkut e concentrar nossas energias e recursos para tornar essas outras plataformas sociais ainda mais incríveis para todos os usuários", justifica o post.

Segundo a Folha de S.Paulo, nem mesmo o endereço virtual da rede será mantido. Orkut Büyükkökten, engenheiro turco que criou o site de relacionamentos em 2004, deixou a companhia no começo do ano e pretende utilizar o domínio. Os internautas que ainda utilizam o serviço podem salvar informações de seus perfis, mensagens e comunidades através do serviço de backup Google Takeout - disponível até setembro de 2016.

Internautas que não gostaram da notícia deram início a um abaixo-assinado virtual para impedir que o Orkut seja desativado. A petição já conta com mais de 25 mil assinaturas digitais. Um arquivo com todas as comunidades públicas criadas nos dez anos de atividade do Orkut será disponibilizado para os usuários a partir da data em que a rede sair do ar. Páginas e informações usadas em processos na Justiça também serão preservados até o final do ano.

Nenhum comentário: