Com quatro anos de existência, o Projeto Guamá Bilíngue da UFPA foi selecionado para participar do congresso Cátedra Unesco, que será realizado de 6 a 7 de novembro, em Córdoba, na Argentina. A professora Rita de Cássia, coordenadora do projeto, já recebeu a Carta de Aceite. O Guamá Bilíngue é subsidiado pela Pró-Reitoria de Graduação (Proeg), por meio do Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica (Papim) da UFPA, e recebe apoio da Faculdade de Línguas Estrangeiras Modernas (Falem), onde ocorrem as aulas.
O projeto foi desenvolvido com apoio de Anna Margarida Mendes Leal, ex-aluna de Licenciatura em Língua Espanhola, e visa promover a educação em língua espanhola, ampliando os conhecimentos dos participantes.
Instrumento - Para a coordenadora, participar do Congresso Cátedra Unesco é uma oportunidade de divulgação sem precedentes, para projetos de pesquisa e extensão da UFPA. “Segundo a própria Unesco, a Cátedra é um instrumento primordial que contribui para criar capacidades específicas nos estabelecimentos de ensino superior e de investigação, mediante o intercâmbio de conhecimentos, e refletindo um espírito de solidariedade internacional. Desse modo, a UFPA será divulgada e, posteriormente, inserida nos processos de divulgação científica dentro da Unesco.
Neste âmbito, poderemos, além de divulgar e receber divulgações científicas respaldadas pela Unesco, ser candidatos a receber eventos da entidade, bem como concorrer a financiamentos”, ressaltou.
Em 2012, o projeto foi convidado para a abertura do Colóquio Internacional de Línguas Latinas e Globalização, na Universidade Estatal de Moscou, e já está previamente agendado para compor a mesa do mesmo evento, em 2014.
Parcerias - O Guamá Bilíngue atende cerca de 30 alunos por ano, de duas escolas parceiras, Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio Barão de Igarapé Miri e Alexandre Zacarias de Assumpção. As aulas ocorrem três vezes por semana, nas salas de aula da Falem. “Temos acesso a toda infraestrutura, como laboratórios e recursos tecnológicos. Os alunos participantes são muito bem acolhidos e sempre ficam com o desejo de fazer vestibular e serem alunos da UFPA”, disse Rita de Cássia.
Além de ensinar a língua espanhola, o projeto fomenta a formação cidadã, também chamada de letramento crítico, para o qual o material didático é elaborado especificamente para atender as demandas dos alunos de escola pública, em zonas de vulnerabilidade social.
Cátedra Unesco - As Cátedras são o resultado de uma iniciativa da Unesco que almeja o avanço, o desenvolvimento e a expansão da pesquisa, bem como a capacitação dos programas de implementação da educação superior, para a construção das redes universitárias e o fomento à cooperação interuniversitária, por meio da transferência e difusão do conhecimento.
Orgulho - “A participação do Guamá Bilíngue materializará a pesquisa existente na UFPA, nos campos da difusão internacional promovidos pela Unesco. A médio e a longo prazos, nós, como a maior universidade da Pan-Amazônia, estaremos representados no mais importante órgão de difusão internacional de Educação, Ciência e Tecnologia, com o aval da própria Unesco. Na edição de Córdoba, Argentina, será tratada a questão da melhoria da qualidade e equidade da educação na América Latina, com base na leitura e escrita. Em outras palavras, serão discutidas e apresentadas propostas alternativas à educação formal, que venham a contribuir para o desenvolvimento e a melhoria desses quesitos em nosso continente. O Guamá Bilíngue será parte dessa discussão, motivo de orgulho para a UFPA”, destacou a professora.
Guamá Bilíngue - Por meio do Programa de Apoio a Projetos de Intervenção Metodológica (Papim) da Pró-Reitoria de Graduação (Proeg), o Projeto Guamá Bilíngue objetiva reduzir a violência e o preconceito social por meio da educação e do letramento crítico, usando o ensino de espanhol como instrumento. Em 2011, o Guamá Bilíngue foi acolhido pela Fale/ILC como um de seus projetos de extensão.
“Em termos de Brasil, o Guamá Bilíngue é o único projeto de ensino de línguas com vistas à formação cidadã. Já é um projeto registrado no CNPq, com 16 produções acadêmicas, entre artigos apresentados e publicados em eventos nacionais e internacionais, além de TCCs. Ele tem recebido muita atenção e elogios”, finalizou.
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