terça-feira, 12 de novembro de 2013

Mais de 500 professores voltam ao trabalho

Da Agência Pará

Ao todo, 543 professores retomaram as atividades nesta segunda-feira (11). Por isso, o governo do Estado convoca os estudantes da rede pública estadual de ensino a voltarem às salas de aulas para o prosseguimento do ano letivo. O corpo docente também foi reforçado com a contratação de 210 docentes temporários.
“Contar com um quadro de 753 professores em apenas um único dia representa um grande avanço para o Estado. Assim, solicitamos aos estudantes que voltem às aulas, pois eles são a grande razão da educação. Também pedimos aos pais e responsáveis que levem os filhos às escolas, pois as instituições estaduais de ensino estão de portas abertas para os alunos”, afirma o secretário de Estado de Educação, Cláudio Ribeiro. “Estamos às vésperas da Prova Brasil, que será aplicada até o próximo dia 28 de novembro”, acrescentou.
Em muitas instituições de ensino, a greve acabou há pelo menos uma semana. É o caso da Escola Estadual Santa Luzia de Marilac, na rodovia Arthur Bernardes, que funciona diariamente nos três turnos (manhã, tarde e noite) deste a última quinta-feira (7). A instituição tem 31 professores e todos lecionam normalmente.
A Escola Estadual Leonor Nogueira, localizada no conjunto Médice II, também funciona normalmente. A instituição tem 15 professores, dos quais apenas quatro aderiram à greve. Os grevistas permaneceram cerca de duas semanas parados, mas após esse período decidiram retornar às atividades. Segundo a coordenação da instituição, a escola está à espera dos alunos.
O turno da noite da Escola Estadual São João Batista, no distrito de Icoaraci, tem a participação de 95% dos professores. Trata-se de docentes efetivos que decidiram não parar as atividades a fim não prejudicar o calendário letivo dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo a direção da instituição, o movimento grevista não ganhou força no período noturno, por isso, os estudantes assistem às aulas normalmente e já concluíram a terceira avaliação.
A Escola Estadual Jorge Lopes Raposo, localizada no distrito de Icoaraci, está com as atividades parcialmente paralisadas. A instituição conta com 35 professores, dos quais doze não aderiram ao movimento grevista. Na semana passada, muitos mostraram interesse em retornar às atividades. Por isso, apenas cinco permanecem em greve atualmente. Apesar disso, tudo está preparado para o retorno dos alunos.
Na Escola Estadual Fernanda de Souza, também situada em Icoaraci, os alunos recebem aulas especiais para preparar os estudantes para a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar, também conhecida como Prova Brasil, a ser aplicada até o dia 28 de deste mês.

Nenhum comentário: