quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Paragominas desperta a atenção de cônsul americano

O cônsul americano John Matel, diretor do Departamento de Cultura, Educação e Imprensa dos Estados Unidos no Brasil, esteve nesta segunda e terça-feira, em Paragominas, no nordeste paraense. Após ter acompanhado pela imprensa nacional e internacional o case de sucesso que Paragominas tornou-se com o projeto Município Verde, o cônsul fez questão de conferir de perto o potencial econômico bem como as iniciativas de sucesso do município nas áreas de educação, social e ambiental.  Na ocasião, o diplomata foi recepcionado pelo prefeito Paulo Tocantins, pela Secretária Municipal de Assistência Social, Dyjane Amaral, e pela vereadora Denise Gabriel.
O primeiro ponto visitado por John Matel foi a fábrica de MDF Floraplac, que produz em média 500 metros cúbicos por mês. Matel conheceu o processo de produção e uma das áreas de reflorestamento de eucalipto, árvore utilizada para produção de MDF.
Após a visita à Floraplaca, o diplomata seguiu para a Colônia do Uraim, comunidade rural a 12 quilômetros do centro da cidade. Lá conheceu as atividades da Cooperativa dos Pequenos Produtores Rurais do e do Condomínio Rural (Cooperuraim), que fornecem produtos para merenda da Rede Municipal de Ensino, como frutas, verduras e hortaliças.
O magistrado visitou, ainda, os projetos sociais desenvolvidos pelo Centro de Atividades Socioeducativas para Crianças e Adolescentes (Caseca), que beneficia cerca de 600 crianças e adolescentes de baixa renda, e pela Secretaria Municipal de Cultura, Desporto, Turismo e Lazer, especialmente nas atividades de esporte, teatro, dança e artes.

Desenvolvimento
O cônsul encerrou a visita, fazendo a última parada no Parque Ambiental Adhemar Monteiro. Além de ser um dos principais cartões postais da cidade, os 13 hectares de área verde do parque funcionam como um verdadeiro laboratório para as aulas de Educação Ambiental das mais de 30 mil crianças matriculadas nas escolas da rede municipal de ensino de Paragominas. O espaço, que comporta cerca de 100 espécies nativas de árvores e dezenas de animais da região. Paragominas é o município com a maior área reflorestada da Amazônia, com mais de 55 milhões de árvores plantadas. A meta é chegar a 100 milhões nos próximos anos.
John Matel ficou impressionado com todo o desenvolvimento que viu em Paragominas. “Sem dúvida, o trabalho ambiental é um ponto forte na cidade, que é extremamente limpa. Mas não apenas isso me chamou atenção. Fiquei feliz em ver muitas crianças, que poderiam estar nas ruas, terem um lugar em sala de aula, com ensino de qualidade. Fora o social, que dá uma atenção especial para elas, com atividades esportivas e culturais. Paragominas investe, verdadeiramente, no ser humano”, elogiou.   
Para o prefeito Paulo Tocantins, as inúmeras visitas de personalidades nacionais e internacionais, mostram que os excelentes resultados alcançados por Paragominas sinalizam para o mundo o que é possível fazer para a melhoria de qualidade de vida do cidadão. “Somos referência em meio ambiente, educação e responsabilidade social. Isso é fruto de uma gestão séria e comprometida com o desenvolvimento da nossa gente, entendendo que o cidadão está em primeiro lugar. Com isso, queremos contagiar os demais municípios do estado e o restante do mundo, mostrando que o desenvolvimento sustentável é possível”, ressaltou o gestor.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Um comentário:

Jorge Arthur disse...

Parabéns ao município de Paragominas por estar fazendo a sua parte na preservação da natureza e da vida.