segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Delegado desce do lado esquerdo de helicóptero



Olhem só.
Ainda há muita coisa, muitos detalhes a serem minuciosa e cuidadosamente apurados, na história do pouco forçado desse helicóptero do Grupamento Aéreo do Corpo de Bombeiros.
O aparelho, vocês se lembram, pousou por supostos problemas mecânicos em uma área de Marituba, na Grande Belém, na Quarta-feira de cinzas.
A bordo da aeronave estavam, além do piloto, major Zell, o delegado de Polícia Civil, Eder Mauro, um médico e uma enfermeira do Estado. Ninguém sofreu ferimentos graves.
A Promotoria Militar já abriu procedimento para apurar as circunstâncias do acidente, alimentada por diversas suspeitas, uma delas a de que o delegado Eder Mauro pilotava a aeronave.
E o delegado, em seguidas explicações à Imprensa, anda se contradizendo: alegou que estava em operação policial e, depois, admitiu à TV Liberal que atuava como copiloto, em operação de socorro.
Bem, a Promotoria já sabe que o helicóptero voava com lotação completa, quer dizer, não cabia mais ninguém.
O que está atiçando a curiosidade de muita gente, principalmente da Promotoria Militar, são as imagens captadas através de um aparelho celular do momento do pouso de emergência, feitas por um trabalhador da construção civil.
Vejam no vídeo acima.
Se quiserem, também vejam nas imagens disponíveis no Portal ORM.
Observem que o delegado Eder Mauro desce do helicóptero pelo lado esquerdo da cabine, reservado ao piloto.
E o piloto, major Zell, desce pelo lado direito, lugar do copiloto.
Se é verdade que as imagem não mentem, essa situação ainda vai render.
E como!

3 comentários:

Anônimo disse...

Para pilotar este tipo de helicoptero
é necessário que o piloto não pertença a classe de piloto privado, seja habilitado a operar este modelo de helicoptero. Pela posição quem estava pilotando este helicoptero era o Delegado Eder Mauro. Seria bom o Comando dos Bombeiros urgentemente
divulgar porque o Delegado fazia parte da tripulação pois os Bombeiros tem pilotos habilitados para este tipo de serviço.

Anônimo disse...

Muitas vezes é importante provarmos de um pouco de humildade e perguntarmos para um técnico antes de divulgarmos alguma matéria que não tenhamos conhecimento:
1) O helicóptero que sofreu acidente é um AS 350 B2 e tem lotação máxima de 6 pessoas, e não 4;
2) O piloto em comando fica na cabine do lado direito (o contrário do motorista de um carro no Brasil);
3) O SERIPA é a autoridade responsável pela investigação de ocorrências de solo, incidentes e acidentes aéreos e qualquer afirmação, mesmo jornalística antes de elucidações técnicas conclusivas é mera opinião pessoal.

Anônimo disse...

Para começo digo, de saida, que não conheço pessoalmente e nem tenho qualquer relacionamento com o delegado Eder Mauro ou com o major Zell.
Quem vive nos meandros da aviação sabe que os comandos de uma aeronave podem ser exercidos tanto estando do lado esquerdo, como do lado direito da cabine de pilotagem, o cockpit. Chega a ser um detalhe ou um formalismo o comando estar do lado esquerdo e isso jamais seria motivo para culpar esse ou aquele como responsável pelo acidente.
Supondo que o delegado Eder Mauro estivesse pilotando e se por qualquer motivo surgiu um fato anormal, o major Zell - mesmo estando do lado direito - poderia perfeitamente retomar o comando sem prejuizo algum.
Não vão aqui neste comentário nenhum julgamento do que ocorreu e a perícia e as oitivas dos que estavam a bordo são o caminho para a clareza do que realmente aconteceu.