quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

BBC repercute caso da repórter brasileira ligada a traficantes

Da Redação do Comunique-se

A recente prisão da repórter Maritânia Forlin que, numa troca de favores com traficantes da região do Paraná, conseguia furos de reportagem para a RIC TV, afiliada da TV Record, ganhou repercussão na imprensa britância. Com a chamada “Repórter de TV brasileira é presa por ligações com gangues”, o portal da BBC News abordou o processo investigativo que culminou na prisão da jornalista e 17 suspeitos.
Um dos trechos da reportagem destaca as gravações, que registram a jornalista queixando-se ao traficante pela falta de homicídios na região, alegando que “a cidade estava muito parada”, segundo a escuta telefônica divulgada pela polícia paranaense. Mais tarde, os investigadores constaram que Maritânia era amante de um dos crimonosos.
Com um mapa ilustrativo do Brasil e da região de Campo Mourão, no Paraná, a matéria sintetiza o envolvimento da repórter com os traficantes. "Os dados eram passados a integrantes de uma quadrilha em troca de informações sobre os assassinatos que estavam prestes a cometer", descreve a reportagem.
Ainda sobre prisões de profissionais da televisão, a reportagem da BBC relembra o caso do apresentador de TV e ex-deputado Wallace Souza, detido em 2009 depois de julgado como mandantes de assassinatos. O objetivo de Souza, que morreu em 2010 de parada cardíaca, era exibir estas reportagens em seu programa, o Canal Livre, da TV Em Tempo, no Amazonas.

Nenhum comentário: