domingo, 6 de dezembro de 2009

Traficantes miram em quem atrai polícia

No AMAZÔNIA:

De acordo com o delegado titular da Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM), Paulo Tamer, o tráfico de drogas já invadiu a capital paraense. A prática criminosa está tão pulverizada na cidade que é difícil escolher um bairro que tenha o maior número de pessoas envolvidas com o comércio de entopercentes. Por causa disso, os crimes por acerto de contas têm se tornado mais recorrentes. Atualmente, cocaína e crack são as drogas mais comercializadas na cidade.
Segundo o delegado, somente este ano, mais de mil traficantes foram colocados atrás das grades. A partir disso, foi perceptível a diminuição no número de roubos na cidade. 'Muitos criminosos roubam para pagar dívidas com drogas', explicou Paulo Tamer.
A polícia, segundo o titular da DPM, tem apurado as denúncias de tráfico de entopercentes e acertos de contas. Após a prisão dos criminosos, eles ficam a disposição da Justiça.
Já o coordenador do Grupo de Polícia Metropolitana (GPM), delegado Éder Mauro, citou o bairro da Cabagem, na capital, e o município de Marituba como os principais pontos de tráfico de drogas. Além deles, Jurunas, Guamá e Terra Firme, em Belém, estão no topo da lista dos que possuem maior incidência deste tipo de comércio, só que de forma setorizada, com várias bocas de fumo. 'Na Cabanagem, tem um pessoal que comanda toda aquela área. O tráfico nessa região começou a ficar mais forte há cerca de três anos', explicou.
O delegado diz que a polícia está fazendo o seu trabalho e que, recentemente, prendeu um grupo de distribuição de drogas que estava com 80 pedras de óxi, produto usado na produção de cocaína. Sobre os crimes de acertos de contas, ele informa que, na Cabanagem, muitos traficantes começam a matar entre si por causa de pequenos ladrões, que acabam atraindo policiais para o local. Além dos chamados 'X9', que revelam as bocas de fumo para os oficiais.
A promessa é que a incidência desse tipo de crime comece a diminuir nos próximos meses. 'Colocamos na cadeia um criminoso conhecido como ‘Teio’, que está ligado ao traficante 'Dote', que tinha 25 mortes nas costas. Estamos trabalhando para diminuir a violência na cidade', ressaltou.

Nenhum comentário: