No AMAZÔNIA:
Manifestantes bloquearam, pela segunda vez em menos de um mês, a ponte da vila do Sapucaia, um dos pontos de referência da rodovia BR-308, no município de Bragança. A ponte que atravessa o rio Caeté é a única forma de ligação entre Bragança e as cidades de Augusto Corrêa e Viseu. A manifestação começou por volta das 4h da madrugada e terminou apenas às 15h.
Financiado por um grupo de empresários da região, o protesto exigia o início das obras de asfaltamento de um trecho da BR-308, que liga Bragança a Viseu, em torno de dez quilômetros. Para bloquear o tráfego, os protestantes colocaram um trio elétrico atravessado no meio da pista e abriram uma enorme cratera com uma escavadeira. Os mais penalizados foram os vários produtores rurais que, surpreendidos pelo bloqueio, precisaram carregar centenas de sacas de farinha até o outro lado da ponte. De lá, tentaram arrumar um transporte para prosseguir a viagem até a capital paraense, Belém.
A estrada foi desbloqueada pelos manifestantes após a intervenção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit). O engenheiro João Cláudio, da unidade regional do Dnit de Capanema, explicou que o maquinário que será usado na reforma da pista na BR-308 deve chegar a Bragança no domingo. O equipamento, que vem de Humaitá, no Amazonas, já estaria ontem em Marabá. Segundo a Dnit, o serviço deve ser finalizado antes do começo do inverno.
Ameaças - Embora os manifestantes tenham aceitado a justificativa do Dnit, se o maquinário para as obras na BR-308 não chegar até segunda-feira à manhã, está no ar o risco de um novo protesto. Alguns protestantes já pretendem queimar as pontes ao longo da estrada.
Em relação ao asfaltamento dos oito quilômetros na pista da PA-454, que liga a BR-308 à cidade de Augusto Corrêa, o prefeito do município, Amós Bezerra, informou que a Secretaria de Estado de Transporte (Setran) já publicou um edital de aviso da licitação para a realização do serviço de pavimentação. A abertura das propostas dos interessados será no próximo dia 28, às 10h, no edifício-sede da Setran.
Nenhum comentário:
Postar um comentário