sexta-feira, 20 de novembro de 2009

O socialismo é incompatível com a democracia

O comentário "Um novo Castro, a mesma Cuba” mereceu o seguinte comentário de um Anônimo:

Achei interessante o título do Relatório da ONG HRW "Novo Castro, Mesma Cuba" (New Castro, Same Cuba).
Se Raúl Castro "abrir" o regime, tudo se desmorona em pouquíssimo tempo. Esta minha funda convicção - de que o socialismo é incompatível com a democracia - foi reforçada pela leitura que fiz do livro "1989", do jornalista norte-americano Michael Meyer, correspondente da Newsweek na Europa Oriental e testemunha ocular da queda do Muro de Berlin e do chamado "Efeito Dominó" que lhe seguiu (daí a comemoração dos 20 anos da queda do Muro ter sido marcada com a derrubada de centenas de dominós com a participação alegre do povo alemão e europeu).
Meyer demonstra, claramente, que os regimes do Leste europeu só podiam subsistir sob a forma de ditaduras totalitárias. Quando houve distensão política, o povo foi para as ruas, aos milhares, protestar quase diariamente até que tudo ruísse espetacularmente. Note-se que, do outro lado do Muro de Berlim, os ocidentais pouco fizeram, a Otan não teve que dar um único tiro em favor daqueles povos oprimidos.
É o drama que vive o regime (ou será dinastia?) dos irmãos Castro, obrigados a falar em abertura, mas, na prática, incapazes de realizá-la, pois isto significaria o fim do regime.
Recomendo, portanto, a leitura de "1989", da editora Zahar (chega a ser surreal o desespero dos comunistas da Alemanha Oriental em tentar conter o movimento popular em direção ao Oeste; digno de nota também a atuação dos húngaros no processo que resultou na demolição do comunismo do Leste europeu, sobretudo quando decidiram abrir suas fronteiras com a Áustria, o que permitiu a fuga em massa dos alemães orientais antes mesmo da queda do Muro).
Por fim, faço uma última observação em forma de pergunta: por que será que a esmagadora maioria das ONGs sérias tem sede nos EUA e não em Cuba, China ou Venezuela?

3 comentários:

Anônimo disse...

Esse anônimo tem cara de Tio Sam. Quanto à pergunta no final: deve ser por causa do efeito dominó da recente crise financeira mundial provocada pelos tão admirados banqueiros democratas republicanos americanos. Algumas dessas Ongs têm mais dólares de procedências não reveladas do que esses pobres falidos banqueiros.

Anônimo disse...

Prove o que disse, Anônimo das 10:00.

Prove.

Repare que vc não disse "deve ter", mas "têm mais dólares de procedências não reveladas".

Prove.

Anônimo disse...

Será que têm mais dólares do que o que foi encontrado na cueca do irmão de um deputado federal?