No AMAZÔNIA:
O que poderia estar degradando a natureza agora compõe a decoração natalina da Estação das Docas, que foi inaugurada anteontem. São garrafas de plástico, que servem de matéria-prima para esculturas como as de anjos e estrelas, além das tradicionais bolas de natal feitas também de pet. Mas a principal atração desta decoração é a árvore ecologicamente correta de aproximadamente 20 metros, elaborada com quase 40 mil garrafas de refrigerantes.
Toda a idealização e produção dos ornamentos desta decoração são da organização não governamental Noolhar. A ação é uma iniciativa da Organização Social Pará 2000 e Secretaria de Estado de Cultura (Secult), com o apoio dos proprietários de restaurantes e lojistas da Estação, além do patrocínio dos refrigerantes Schin, da distribuidora Estrela do Norte, do achocolatado Todinho e do salgadinho Cheetos.
'Pela primeira vez a Estação das Docas terá uma decoração de Natal e ela precisava, além de ser bonita, passar a mensagem de proteção do meio ambiente', explica o presidente da Pará 2000, Jarbas Feitosa. Com esse foco e em parceria com a ONG ambiental Noolhar, a OS planejou uma ambientação 100% ecológica do complexo turístico que reaproveitou mais de 60 mil garrafas de plástico.
Ao invés dos tradicionais artigos de decoração natalina, como bolas de plástico, árvores de material sintético, entre outros, a Noolhar dá, com a iniciativa, uma ideia de fazer a diferença neste final de ano. O objetivo, de acordo com a coordenadora da ONG, Patrícia Gonçalves, é mostrar para a sociedade paraense, e os turistas também, que é possível reaproveitar materiais que muita gente só pensava servirem para jogar no lixo, melhorando a cidade e apresentando uma decoração que passa a mensagem da renovação dos sonhos.
'A árvore é a realização de um sonho de todos que acompanham a Noolhar nesta caminhada em prol do meio ambiente, e principalmente de valorização das pessoas da nossa região', disse Patrícia. 'Cada pet dos anjos, das estrelas da árvore conta uma história. História da dedicação de cada um, que ao longo destes anos da Noolhar sabe que é possível e acredita, sim, que somos capazes de transformar nossa região. É emocionante olhar para os anjos e a árvore', disse Patrícia Gonçalves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário